Saúde: Amanhã é dia de mutirão contra catarata no Hospital das Clínicas

Atendimento será das 7 às 12 horas

sex, 24/05/2002 - 14h23 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) realizará no próximo sábado, dia 25, das 7 às 12 horas, no Prédio dos Ambulatórios, mais uma etapa da Campanha de Catarata e Retinopatia Diabética. O objetivo é identificar e tratar os casos diagnosticados. Para descentralizar o trabalho, o mutirão será realizado também nas principais estações do Metrô.

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘ menina do olho’ . Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’.

Apesar de ser curável, ainda existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata, no mundo inteiro. Não operam por desinformação ou falta de condições para chegar ao hospital.

Para facilitar o atendimento, a Clínica Oftalmológica do HC fará exames preliminares nas principais estações do Metrô: Sé, Santana, Ana Rosa, Itaquera e Barra Funda. Para tanto, mobilizará todos os médicos do hospital, num trabalho que envolve mais de cem profissionais, sob a coordenação do professor Newton Kara José, titular da especialidade.

Em cada campanha são atendidas até quatro mil pessoas e cerca de 700 casos são selecionados para cirurgia, mediante apresentação de documentos (CIC e RG). Recomenda-se que os pacientes estejam acompanhados de alguém que possa eventualmente ajudá-los na locomoção.

Data: Sábado, 25 de maio de 2002
Horário: 7 às 12 horas
Local: Prédio dos Ambulatórios, av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 (em frente ao InCor).