Saúde: Amanhã é dia de mutirão contra a catarata no Hospital das Clínicas de São Paulo

Atendimento será feito das 7 às 21 horas

sex, 20/09/2002 - 10h47 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 21, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) realiza mais uma Campanha contra a Catarata. O objetivo é identificar e tratar os casos diagnosticados. O mutirão será das 7 às 12 horas no Prédio dos Ambulatórios. Os pacientes que tiverem a doença serão encaminhados para cirurgia. Os riscos são pequenos e a recuperação, bastante rápida. Todos os procedimentos são realizados de graça. É preciso apresentar CPF e RG. O Poupatempo Itaquera também participará da campanha.

Catarata

A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural localizada atrás da íris (parte colorida do olho). O cristalino serve para focalizar os raios luminosos que penetram no olho sobre a retina; ele funciona como uma lente que ajusta a nitidez da imagem.

Quando ele fica totalmente embaçado, advém a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’.

Apesar de ser curável, ainda existem quase 20 milhões de pessoas cegas por catarata, no mundo inteiro. Geralmente, essas pessoas não operam por desinformação ou falta de condições para chegar ao hospital.

Tipos de catarata

*Senil: É o tipo de catarata mais comum. Ocorre em pessoas idosas, geralmente após os 60 anos.

*Congênita: Nesse caso, a criança geralmente já nasce com catarata. É causada por doenças da mulher (como a rubéola e a toxoplasmose) durante a gravidez. Freqüentemente está acompanhada de outras alterações.

*Traumática: Ocorre após acidentes que causam lesão no olho. Mesmo sem perfuração do olho, o trauma pode tornar o cristalino opaco.
*Do diabético: Inicia-se geralmente em idade mais precoce e com perda visual mais rápida que na senil.

*Secundária a medicamentos: Alguns remédios, principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos, podem provocar a catarata.

Data: Sábado, dia 21 de setembro de 2002
Hoário: Das 7 às 12 horas
Local: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 155 – Pinheiros (Estação Clínicas do Metrô).