Saúde: Amanhã é dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação

Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas

sex, 23/08/2002 - 13h16 | Do Portal do Governo

Este sábado, 24 de agosto, é o dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo da campanha é imunizar todas as crianças menores de 5 anos de idade. Quem não estiver com a carteira de vacinação em dia deverá e atualizar as vacinas em atraso desta mesma faixa etária. O horário da vacinação é das 8 horas e às 17 horas.

A campanha, cujo slogan é ‘De gota em gota o Brasil vence a pólio’, está disponibilizando mais de 24 milhões de doses da vacina oral contra a pólio em todo o País. O trabalho envolverá cerca de 450 mil servidores e voluntários em mais de 121 mil postos de vacinação de Norte a Sul do Brasil.

São Paulo

No Estado de São Paulo, nesta segunda etapa da campanha 2002, estarão envolvidos 54 mil profissionais que atenderão em 15.200 postos. A meta é imunizar cerca de 3,4 milhões de crianças. Para a garantia de que a vacinação chegará até os lugares mais distantes, também serão utilizados 12 barcos e 4 mil veículos.

Também deverão tomar a vacina dupla adulto (contra difteria e tétano), mulheres em idade fértil (entre 12 e 49 anos) residentes nos municípios de Embú, Peruíbe, Piedade e Sertãozinho, que apresentaram casos de tétano neonatal nos últimos cinco anos.

A abertura da campanha no Estado, será às 8 horas, no Ambulatório de Pinheiros, em São Paulo. Na capital paulista, para saber qual o posto mais próximo, a população pode ligar para o Disque Saúde pelo número: 1520 ou acessar o site do Centro de Vigilância Epidemiológica: www.cve.saude.sp.gov.br

Na primeira etapa da vacinação, realizada no dia 15 de julho deste ano, mais de 3,2 milhões de crianças receberam a dose, o que corresponde a 94,7% da população do Estado com idade entre zero e quatro anos.

Brasil em pólio

No Brasil a poliomielite está erradicada. Os registros dos últimos casos confirmados foram nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, no ano de 1989. No Estado de São Paulo, o último caso aconteceu no ano de 1988, no município de Teodoro Sampaio.

Para continuar garantindo essa erradicação é importante manter todas as crianças vacinadas. A cada dia a erradicação mundial fica mais próxima, porém, em 2001 a transmissão do poliovírus selvagem ocorreu em 10 países, principalmente na Índia, Paquistão e Nigéria, considerados os principais reservatórios do vírus.

Data: Sábado, dia 24 de agosto de 2002
Horário: 8 horas
Local: Ambulatório de Especialidades Pinheiros – Rua Ferreira Araújo, nº 789, Pinheiros, Zona Oeste – São Paulo-SP

Leia também:

  • Metrô instala postos postos de vacinação em estações para campanha contra a poliomielite