Saúde: Agita Mundo reúne 10 mil pessoas para caminhada na avenida Paulista

Secretaria de Estado da Saúde promove evento neste domingo, dia 4, a partir das 9h30

qui, 01/04/2004 - 12h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste domingo, dia 4 de abril, a partir das 9h30, uma caminhada com cerca de 10 mil pessoas da avenida Paulista até o parque do Ibirapuera. É o início do programa Agita Mundo, que será realizado até a quarta-feira, dia 6 de abril.

A concentração para a caminhada será em frente ao Masp. De lá os participantes seguirão até o Parque do Ibirapuera, onde haverá realização de exercícios físicos.

O Agita Mundo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e o Celafiscs, é um programa que nasceu em São Paulo e virou exemplo para o mundo. Em 1996 a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa, nesta época ainda Agita São Paulo, em todo o mundo. Em 2004 cerca de 150 países devem participar. A proposta é que cada cidadão reserve pelo menos 30 minutos diários para atividades físicas.

‘É de extrema importância para a saúde a prática de exercícios
rotineiramente. O Agita Mundo é um grande incentivo a isto’, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Estimativa da Secretaria indica que aproximadamente 4% dos gastos com saúde em São Paulo poderiam ser economizados acabando com o sedentarismo.

Nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de abril, respectivamente, no Pateo do Colégio, será realizada a 4ª Feira da Saúde, que deve reunir cerca de 13 mil visitantes, com atrações artísticas e orientação à saúde física e mental da população. Haverá atividades de Tai Chi Chuan, exercícios físicos e realização de exames de eletrocardiograma, glicemia e colesterol.

No dia 6 de abril, a partir das 9h30, o ginásio do Ibirapuera será palco da 1ª Mostra de Boas Práticas em Promoção da Atividade Física e Saúde. O objetivo do evento será capacitar profissionais de saúde para a implantação de programas voltados à prática de exercícios físicos em empresas, escolas e comunidades.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)