Saúde: Agita Galera deverá mobilizar mais de 10 milhões de pessoas contra o sedentarismo

Evento integrante do Programa Agita São Paulo comemora sete anos

seg, 25/08/2003 - 12h58 | Do Portal do Governo

Mais de 10 milhões de pessoas devem participar do Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa, promovido pelo Programa Agita São Paulo, na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto. Comemorando sete anos de sucesso e resultados, o evento, cuja eficiência foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mobilizará alunos, professores, pais e dirigentes de todas as escolas estaduais, municipais e de diversas escolas particulares do Estado de São Paulo para discutir o papel da atividade física na promoção da Saúde e da Qualidade de Vida.

Este ano, as atividades do Agita Galera vão ser realizadas em todas as cidades paulistas. Na Capital, as principais atrações vão ocorrer na Praça Roosevelt e nas estações Jabaquara, Barra Funda e Sé do Metrô, das 9 às 17 horas. Em todos os locais, monitores do Agita Galera e entidades parceiras vão promover atividades com a população. Vai ter alongamento, massagem, ginástica laboral, além da distribuição de folhetos para conscientização da população sobre a importância da atividade física para a saúde.

O evento Agita Galera integra o Programa Agita São Paulo, criado em 1996 sob a coordenação do CELAFISCS. Entre os resultados do Agita São Paulo, está a criação do Agita Mundo, realizado em 2002 e 2003 pela OMS em 126 países, a mobilização alcançada em São Paulo com o envolvimento de mais de 35% da população do estado e 55% da população da região metropolitana; e a implantação dos Programas de Promoção da Atividade física em outros países como Argentina, Colômbia, Costa Rica e Portugal.

O objetivo do Agita Galera é evidenciar a relação direta entre atividade física regular e a saúde, buscando novas estratégias para a adoção de um estilo de vida mais ativo ao longo da vida. A meta do programa é combater o sedentarismo considerado como inimigo número um da saúde pública, maior fator de risco a doenças, superando outros fatores como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, conforme demonstram dados de diversas pesquisas.

Os folhetos que serão distribuídos durante o Agita Galera trazem mensagens de incentivo a atividades físicas comuns, mostrando ações que podem ser feitas no dia a dia, como: Você sabia que usando o controle remoto você gasta menos de 1 caloria, mas levantando para trocar de canal você gasta 3?

Você fazia idéia de que levando 4 minutos para digitar e enviar um e-mail você consome 2 calorias, mas andando um minuto ou falando em pé durante 3 minutos você gasta 6?

Você imaginava que levar uma vez por mês o carro ao lava-rápido gasta apenas 18 calorias, mas lavando o seu carro você gasta 300?

“Hoje podemos dizer que o Agita Galera corresponde em importância ao Dia de Vacinação. Trata-se de um evento de esforço concentrado somado a uma ação no dia a dia que vem trazendo benefícios para toda a população. Se antes a guerra na área da saúde era contra as doenças transmissíveis e a arma foi a vacinação em massa, hoje enfrentamos as doenças causadas pelo sedentarismo e nossa arma é a promoção da atividade física e da vida saudável”, afirma Dr. Victor Matsudo, presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS).

Sedentarismo na infância

Cada vez mais pais e educadores se preocupam com a obesidade na infância e na adolescência, causada pela combinação de alimentação inadequada à inatividade física. São muitos os benefícios da atividade física na fase escolar:

  • Aumenta a freqüência às aulas;
  • Melhora do desempenho acadêmico e vocacional;
  • Estreita a relação com os pais;
  • Aumenta a responsabilidade;
  • Diminui a delinqüência e a reincidência em delitos;
  • Evita o abuso a drogas e ao álcool;
  • Reduz os distúrbios de comportamento.

    Pesquisas trazem dados importantes sobre este assunto

    Uma pesquisa realizada pelo CELAFISCS revela que nos últimos 20 anos houve um incremento de 18,1% e 31,8% na adiposidade em meninas e meninos, respectivamente, além da diminuição da força dos membros inferiores e superiores;

    Estudo feito pela UNICEF com mais de 5 mil adolescentes brasileiros aponta que apenas 32% das meninas praticam esportes como atividade de lazer. Em contrapartida, apenas a intervenção do programa Agita São Paulo em uma escola particular paulistana fez a participação das meninas em atividades físicas crescer de 4,5% para 37,5%;

    Embora o índice de meninos praticantes de esportes seja maior, 62%, também neste grupo ficou demonstrado um maior interesse por atividades de lazer sedentárias como assistir TV, ouvir música ou ir a casa de amigos. Em média, os escolares de 7 a 18 anos, passam 4 horas por dia assistindo TV;

    Outro estudo mostrou a relação entre aptidão física e TV. Quanto maior o tempo em frente à TV, pior a potência aeróbia, a força muscular e a velocidade, e maior a quantidade de gordura corporal;

    Este ano, a Associação Americana do Coração se posicionou oficialmente sobre este assunto recomendando a realização de pelo menos 60 minutos de atividades físicas por dia no período escolar, somado a três aulas de educação física por semana como forma de prevenir as doenças cardiovasculares. A entidade sugeriu, ainda, a diminuição das atividades sedentárias e um máximo de duas horas diárias de TV;

    É importante conscientizar os pais sobre este assunto. Estudos mostram que filhos de pais ativos tendem a ser 6 vezes mais ativos que crianças de pais sedentários. Além disso, os dados demonstram que crianças sedentárias são potencialmente adultos sedentários já que a tendência é seguir o estilo de vida da infância.

    C.C.