Saúde: Agenda de eventos do Dia Mundial de Combate à Aids começa dia 29

Tema deste ano é 'Preconceito e Discriminação'

ter, 19/11/2002 - 9h37 | Do Portal do Governo

‘Preconceito e Discriminação’. Este é tema escolhido pela Assembléia Geral das Nações Unidas para a Campanha Mundial de Luta Contra a Aids de 2002-2003. Estas duas questões são consideradas as maiores barreiras à prevenção de novas infecções e adequado apoio psicossocial aos portadores de HIV/Aids.

O Núcleo de Pesquisa em Aids da Universidade de São Paulo (Nepaids/USP), o Programa Estadual de DST-Aids da Secretaria de Estado da Saúde, e o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo prepararam uma agenda especial, que começa no dia 29 de novembro, para essa celebração.

As atividades serão iniciadas às 16 horas, com mesa redonda na Faculdade de Saúde Pública, na Capital. O tema será ‘Entre a Tolerância e o Preconceito’. Serão discutidos os resultados da pesquisa de retorno (‘recall‘) da Campanha Nacional de Prevenção de Aids dirigida a homossexuais, promovida pela Coordenação Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde, veiculada na TV e imprensa no mês de junho de 2002.

Às 18 horas, será lançado o livro ‘Sobre Vidas Solidárias’ – Iniciativas Vencedoras do Prêmio Theo. Com reportagem e texto de Daniel Brasil e edição de Emi Shimma e Nepaids/USP.

Prêmio Theo

O prêmio Theodoro Pluciennik foi a maneira encontrada pela equipe do Nepaids/USP para reconhecer o trabalho de pessoas e grupos comprometidos na luta contra a epidemia e todas as conseqüências, no campo da promoção e proteção dos direitos dos portadores de HIV/Aids, como saúde e ao trabalho, vida digna das pessoas e famílias afetadas pela aids.

A publicação divulga experiências premiadas entre 1998 a 2001 de pessoas e grupos que deram exemplo ao mundo ao superar preconceitos, valorizar os direitos humanos e solidarizar-se com as pessoas afetadas pelo HIV e pela aids, com projetos e idéias inovadores. A agenda do dia 29 será encerrada com a entrega do V Prêmio Theo, de 2002.

Dia Mundial de Combate a Aids

No Dia Mundial de Combate a Aids, 1ºde Dezembro, será realizada a Festa em Benefício do ‘V Prêmio Theo’, no Teatro Municipal de São Paulo. A Madrinha do prêmio, pela segunda vez, será a jornalista Marília Gabriela, que está organizando o evento para arrecadação de fundos para os premiados.

Neste ano, a Companhia de Balé Cisne Negro, cuja estrela é Ana Botafogo, a renda da bilheteria no domingo, 1º de Dezembro, às 20h30, no Teatro Municipal de São Paulo, será destinada aos ganhadores do Prêmio Theo. Após o espetáculo será oferecido um coquetel. Participe desta festa ao adquirir um ingresso!!! Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (0 XX 11) 3091-4985.

Confira a programação:

Sexta-feira, dia 29 de novembro de 2002

* 16 horas – Debate: ‘Entre a Tolerância e o Preconceito’.
Local: Faculdade de Saúde Pública – Av. Dr. Arnaldo, nº 715 – São Paulo-SP

* 18 horas – Lançamento do livro ‘Sobre Vidas Solidárias’ – Iniciativas Vencedoras do Prêmio Theo. Com reportagem e texto de Daniel Brasil e edição de Emi Shimma e Nepaids/USP.
Local: Faculdade de Saúde Pública – Av. Dr. Arnaldo, nº 715 – São Paulo-SP

* 18h30 – Entrega de ‘V Prêmio Theo’
Local: Teatro Municipal de São Paulo

Sábado, dia 1º de dezembro de 2002

* 20h30 – Festa do ‘V Prêmio Theo’
Local: Teatro Municipal de São Paulo

Da Assessoria de Imprensa do CRT/Aids

C.C. / A.R.