Saúde: Acupuntura em serviço público ganha 50 novos adeptos por mês

Em um ano de atendimento foram realizadas cerca de 4 mil consultas no posto Várzea do Carmo

seg, 31/01/2005 - 10h40 | Do Portal do Governo

A acupuntura, prática alternativa da medicina chinesa implantada há um ano na rede pública da capital pela Secretaria de Estado da Saúde, está se tornando sucesso entre os paulistanos. Todos os meses cinqüenta novos pacientes da capital procuram o Posto de Atendimento Médico (PAM) Várzea do Carmo para se livrar de males como dores na coluna, reumatismos e alergias por intermédio das agulhas.

Para iniciar o tratamento com a acupuntura o paciente deve passar por exames clínicos. Se houver necessidade a pessoa é encaminhada para um acupunturista, que faz o atendimento em boxes individuais. O tratamento completo dura entre 5 e 10 sessões. As agulhas são descartáveis e fornecidas gratuitamente pela unidade.

Desde que essa especialidade foi implantada no PAM Várzea do Carmo, em janeiro de 2004, cerca de quatro mil atendimentos já foram realizados. São feitas, em média, cerca de 330 consultas por mês_ 50 destas com novos pacientes.

A acupuntura é uma prática reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina_ resolução 1455/1995. ‘Trata o paciente como um todo, não apenas a queixa apresentada no momento’, afirma a diretora do PAM Várzea do Carmo, Elisabete Michelete.

Além da acupuntura, o posto Várzea do Carmo oferece outros métodos alternativos que complementam o atendimento, como práticas corporais Lien Chi e meditação.

Para marcar consulta a pessoa precisa procurar um posto de saúde próximo de casa. O agendamento será realizado via Call Center, informando o dia e o horário do atendimento no Várzea do Carmo.

O Posto de Atendimento Médico (PAM) Várzea do Carmo fica na Rua Leopoldo Miguez, 327 _ Cambuci.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
V.C.