Saúde: Acordo garante normas da Anvisa na nova fábrica da Furp

Nova unidade será instalada em Américo Brasiliense

ter, 18/03/2003 - 18h30 | Do Portal do Governo

Para que a construção de sua nova fábrica, em Américo Brasiliense (região de Araraquara), siga todas as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Furp (Fundação para o Remédio Popular) fechou acordo com a Fundação Uniemp, que cederá, se preciso, profissionais especializados em projetos para fábricas de medicamentos.

O acordo foi publicado nesta terça-feira, dia 18, no Diário Oficial do Estado e deixa à disposição da Furp alguns dos melhores profissionais da área no Brasil, todos professores universitários cadastrados na Uniemp. A escolha desses profissionais é necessária para que todas as fases da obra sejam seguidas de acordo com a orientação da Anvisa.

A nova fábrica, uma das prioridades do governo estadual, terá investimento total de R$ 71,11 milhões. A construção deve começar em setembro deste ano e o início da produção de remédios está previsto para o segundo semestre de 2004, quando os módulos de produção de ampolas e comprimidos devem estar prontos. O projeto ainda prevê mais oito módulos no edifício de 5400 m2, para produção de diferentes tipos de medicamentos.

Atualmente a Furp tem uma fábrica em Guarulhos que produz 2,4 bilhões de remédios por ano. São 70 produtos (distribuídos em 100 tipos), que chegam à população pelo programa Dose Certa. São 42 remédios para diversas doenças, como pressão alta e diabete. Estes remédios são utilizados por portadores de doenças crônicas ou raras.
‘Com a nova fábrica o governo estadual pretende ampliar o número de remédios que compõem o Dose Certa, um programa muito importante para os paulistas, pois atende pessoas sem condições financeiras para comprar um remédio’, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A unidade de Américo Brasiliense terá capacidade para produzir, logo após sua inauguração, cerca de 1,2 bilhão de comprimidos e 21 milhões de ampolas por ano. Ampolas de Atropina, Aminofilina, Bicarbonato de Sódio e Glicose, por exemplo, serão produzidas na nova fábrica, assim como os comprimidos Digoxina e Hidroclorotiazida.

M.J.