Saúde: 4º Mutirão contra Catarata será realizado amanhã no Hospital das Clínicas em São Paulo

nd

sex, 05/10/2001 - 9h20 | Do Portal do Governo

Será realizado neste sábado, dia 6, o quarto mutirão deste ano para detectar e tratar casos de catarata no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).

Serão mobilizados mais de 100 médicos da clínica oftalmológica, além de servidores do hospital e voluntárias. O projeto conta também com a colaboração da iniciativa privada, que fornece lanches e refrigerantes aos pacientes, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Para ser atendido é preciso ter 50 anos ou mais e apresentar graves dificuldades de visão. Como nas campanhas anteriores, não é necessário chegar de madrugada para garantir atendimento.

O atendimento consiste numa triagem inicial, durante a qual os que não têm catarata são dispensados. Os que apresentam a doença fazem outros exames e são orientados sobre exames pré-operatórios e data da cirurgia.

Coordenada pelo professor doutor Newton Kara José, professor titular da Clínica de Oftalmologia, o HC não tem fila para fazer cirurgia de catarata. Em cada campanha são atendidas até quatro mil pessoas e cerca de 700 casos são selecionados para cirurgia.

Os interessados devem comparecer ao Prédio dos Ambulatórios, que fica na av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 (em frente ao InCor) com documento de identidade. Recomenda-se que os pacientes estejam acompanhados de alguém que possa eventualmente ajudá-los na locomoção.