São Paulo vai sediar conferência internacional sobre comércio

Conferência internacional começa no dia 14

qua, 02/06/2004 - 21h30 | Do Portal do Governo


São Paulo será a capital do comércio internacional na próxima semana, ao sediar a UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – uma das mais importantes conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) no domínio econômico e político.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira, dia 2, por Rubens Ricúpero, secretário geral da UNCTDA, órgão da ONU, com sede em Genebra, na Suíça, após visita ao governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes.

O encontro, que ocorre a cada quatro anos, será aberto na próxima segunda-feira, dia 14, no Anhembi, e termina sexta-feira, dia 18. “É um dos principais eventos mundiais em desenvolvimento e comércio exterior”, ressaltou o governador. Ele destacou que o encontro consolida a imagem de São Paulo como centro mundial do debate político e econômico. “O conteúdo desse encontro é a busca por maior eficiência, para que se tenha melhor competitividade e se possa aproveitar as oportunidades do mundo globalizado”, disse Alckmin.

Rubens Ricúpero explicou que essa será a principal conferência do Brasil, desde a Rio-92 quando foi debatido o Meio Ambiente. “Essa reunião vai criar uma marca internacional para a cidade e colocará São Paulo como símbolo de eficiência, de riqueza cultural e de uma vida cada vez mais rica em oportunidades no cenário mundial”, avaliou Ricúpero.

Ele afirmou que a conferência será voltada a ministros de comércio, de desenvolvimento, de economia e de relações exteriores e contará com a presença de vários chefes de governos. Entre eles, estarão o secretário geral da ONU, Kofi Annan, o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Supachai Panitchpakai e o comissário de Comércio da União Européia, Pascal Lamy. Também irão participar representantes de 192 países, e os presidentes do Uruguai, Jorge Luis Batlle Ibañez, do Paraguai, Luis González Machhi, da Venezuela, Hugo Chávez e da República Dominicana, Rafael Hipólito Mejia Domínguez.

Apoio do Governo paulista

Rubens Ricúpero, falou sobre a importância do apoio que o Governo de São Paulo “vem dando ao desenvolvimento da competitividade do comércio através das exportações”, como é o caso área da energia. Ele citou como exemplo a Dedini, indústria paulista, que está exportando as técnicas de fabricação do álcool etanol. “O Brasil já está levando à Índia as técnicas de fabricação de etanol, por parte de uma empresa do Estado de São Paulo, que também está oferecendo os equipamentos à Índia”, informou.

O secretario geral da UNCTAD falou ainda sobre a diversificação da oferta de produtos e a necessidade de aumentar o valor agregado. “Em vez de vender carne bruta, vender carne desossada, em vez de vender soja em grão, vender óleo de soja, torta, farelo. É isso que vamos discutir aqui, trazer experiências, trazer políticas e acreditamos que isso vai servir para sensibilizar a opinião pública”, disse.

O governador Geraldo Alckmin informou que o Estado vem trabalhando há semanas para viabilizar a realização do evento que, na área de segurança, terá a coordenação dos serviços sob responsabilidade do Exército. “O esquema de trabalho já está todo montado com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, logística, e a distribuição dos hotéis. Também estamos preparando a infra-estrutura no aeroporto, e preparando o local para atendimento médico que será feito no local pela Prefeitura e com a retaguarda hospitalar do Estado”, disse.

Lilian Santos