São Paulo tornou-se mais atrativo para investimentos externos, diz presidente da Coréia

Alckmin destaca complementariedade entre os dois países e propõe acolher futuro Centro de Tecnologia Brasil-Coréia

qua, 17/11/2004 - 21h59 | Do Portal do Governo


Ao recepcionar o presidente da República da Coréia, Roh Moo-hyun na noite desta quarta-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin destacou a complementariedade entre as economias dos países nos mais diversos setores. “A Coréia é lider mundial no mercado de hardware e São Paulo domina uma tecnologia de software dos mais alto nível”, exemplificou o governador.

“São Paulo se propõe desde já a acolher o futuro Centro de Tecnologia da Informação Brasil-Coréia”, pela qualidade de sua infra-estrutura, excelência de sua plataforma tecnológica e qualidade dos profissionais, acrescentou. O governador salientou que a realização da Feira de Tecnologia e Produtos da Coréia em São Paulo, “e sobretudo a visita do presidente Roh Moo-hyun abrem um novo capitulo nas relações entre São Paulo e a Coréia.

Alckmin informou que estará nesta quinta-feira, dia 18, em Taubaté, para o lançamento da pedra fundamental de uma nova fábrica da LG Eletronics. A unidade irá criar mais 500 empregos diretos, além de 450 indiretos. Para ele, a Coréia está presente em São Paulo criando novas oportunidades de trabalho, agregando tecnologias ao nosso parque industrial, trazendo a contribuição de “milhares de pessoas que sem deixarem de ser coreanas passaram também a ser paulistas.”

O presidente da Coréia, Roh Moo-hyun afirmou que em São Paulo concentra-se a principal economia da América Latina com mais de 30% do PIB brasileiro e que depois da posse de Alckmin como governador, o Estado tomou várias iniciativas que o tornaram ainda mais atrativo para os investidores estrangeiros. “Assim empresas coreanas deslocaram suas fábricas para Taubaté e Campinas, reduzindo significativamente o tempo, sob o ponto de vista logístico.” Em São Paulo se localizam as principais empresas da Coréia, como LG e Samsung, além da principal comunidade coreana da América Latina, com 50 mil pessoas, destacou.

A recepção teve como convidados cerca de 100 autoridades e empresários coreanos.

A Coréia é o nosso terceiro parceiro comercial mais importante na Ásia, após a China e o Japão, e ocupa a 15ª posição como maior mercado para produtos brasileiros. Em 2003, o comércio bilateral totalizou U$ 2,3 bilhões. Os principais produtos exportados para a Coréia são automóveis e tratores, bebidas, líquidos alcóolicos, vinagre, alumumínio, ferro, aço, pastas de madeiras. Entre os principais produtos importados pelo Brasil destacam-se maquinas, aparelhos e materiais elétricos, reatores nucleares, caldeiras, instrumentos e aparelhos de ótica e fotografia.

Também em 2003, a Coréia investiu cerca de US$ 390 milhões no Brasil. Entre 1995 a outubro de 2003, os investimentos coreanos anunciados para São Paulo foram de US$ 860 milhões. Os setores de produção de material eletrônico e equipamentos de comunicação têm recebido a maior parte dos investimentos coreanos (63%), seguidos da extração de petróleo (13,57%) e equipamentos (9,24%). Hyundai, LG e Samsung fiiguram entre as principais empresas coreanas radicadas no País.