São Paulo terá Agência de Desenvolvimento do Turismo

Objetivo é o fomento e o desenvolvimento da atividade no Estado

seg, 01/10/2001 - 14h32 | Do Portal do Governo

Objetivo é o fomento e o desenvolvimento da atividade no Estado

O governador Geraldo Alckmin anunciou que São Paulo terá uma Agência de Desenvolvimento do Turismo. ‘A exemplo do que já acontece em Estados como Goiás, com o Gtur, e Bahia, com o Bahiatursa, teremos o São Paulotur’, afirmou.

Experiências internacionais, como a da Espanha, também estão sendo analisadas por um grupo de estudos que está trabalhando no projeto. Esse grupo conta com intensa participação da iniciativa privada, além de secretarias estaduais.

‘Estamos verificando o melhor modelo para formatá-lo e rapidamente implementá-lo’, afirmou o governador. A Agência do Desenvolvimento do Turismo vai ser criada por projeto de lei, que será encaminhado à Assembléia Legislativa.

De acordo com o governador, o objetivo da Agência é o fomento e o desenvolvimento da atividade no Estado. ‘A agilidade será muito maior do que numa Secretaria de Estado’.

Teremos uma Secretaria, que será a de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e ainda uma Agência para fazer um trabalho mais articulado de políticas públicas para estimular o turismo, financiamentos e infra-estrutura para a atividade’, explicou.

Para ele, o desenvolvimento do setor terciário da economia é uma das maneiras de aumentar o emprego e a distribuição da renda. ‘Dentro do setor terciário, que é o setor de serviços, o que mais pode crescer é o turismo. E São Paulo tem um enorme potencial. Temos praias belíssimas, estâncias climáticas muito bonitas, circuito das águas, cidades com potencial para o turismo rural, ecoturismo, turismo religioso, cidades históricas’. O Estado conta com quase 60 estâncias turísticas.

Cíntia Cury