São Paulo será parceiro da União para a retomada da construção de navios

Sergio Machado, presidente da Transpetro, veio a São Paulo para apresentar o programa nacional para criação de estaleiros

qui, 04/11/2004 - 19h46 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da Transpetro, senador Sérgio Machado. A Transpetro é uma empresa subsidiária da Petrobrás.

O objetivo do encontro foi apresentar ao Governo paulista a proposta da retomada de estaleiros para fabricação de navios em território nacional e São Paulo ser um dos Estados parceiros que possam oferecer a infra-estrutura necessária. ‘O Brasil não fabrica um navio há 16 anos’, alertou Machado.

Segundo ele, o edital que já está pronto prevê a construção inicial de 22 navios de um total de 53 de diversos portes, de 50 a 170 mil toneladas, com investimentos de US$ 1 bilhão, o que pode gerar 20 mil empregos. ‘Além de construir navios, o mais importante é ter competitividade e tecnologia fazendo renascer o setor’. Ele lembrou que o Brasil na década de 70 foi o segundo maior fabricante de navios do mundo. A Coréia hoje passou a liderar o setor fabricando navios de última geração.

O secretário da Ciência, Tecnologia Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, que acompanhou o encontro, destacou a importância da visita do presidente da Transpetro e a relevância da retomada da indústria naval. Segundo ele, o Estado quer ser um parceiro oferecendo tecnologia e infra-estrutura e o estuário santista é ideal para a construção dessa “verdadeira linha de montagem”.

‘São Paulo tem o primeiro curso de engenharia naval do País, o IPT (Instituto de Pesquisa e Tecnologia), com o maior tanque de provas do Brasil, grandes insumos de fabricação como a Cosipa, a única fabricante do País de aço A-40, próprio para navios, além de técnicos especializados formados pela USP e Unicamp’.

Meirelles lembrou ainda que na próxima semana o Porto de São Sebastião irá exportar mais de 4 mil veículos em um único navio. ‘O Governo do Estado já preparou a infra-estrutura para essa operação, que será utilizada no próximo dia 9’.

Carlos Prado