São Paulo sediará reunião em janeiro de 2002 para buscar estratégias de negociação na Alca

nd

seg, 17/12/2001 - 12h55 | Do Portal do Governo

São Paulo – Uma reunião para discutir as estratégias de negociação do Governo do Estado na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) está marcada para o dia 24 de janeiro de 2002, no Palácio dos Bandeirantes. O agronegócio paulista será um dos temas das discussões.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, que nesta segunda-feira, dia 17, assinou convênio com o Governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes, até a data da reunião será possível traçar uma análise sobre as possibilidades de negociações. “Nós sabemos que há certas restrições na área de produtos agrícolas por parte dos Estados Unidos. Até o dia 24, espero poder trazer uma análise das nossas possibilidades e limitações para, em conjunto com o setor privado, desenvolver uma estratégia agressiva de negociação na busca de mercado dos produtos brasileiros”, afirmou.

O ministro disse ainda que a posição negociadora do Brasil na Alca dependerá das decisões norte-americanas. “Uma autoridade limitada de negociação do executivo norte-americano encontrará do nosso lado também uma limitação grande na posição negociadora”, informou.

Rogério Vaquero