São Paulo: Primeira Carteira de Identidade do Estado foi emitida há 100 anos

Desde 1904, foram cadastrados mais de 40 milhões de RGs em todo o Estado

qua, 04/08/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

A emissão da primeira Carteira de Identidade do Estado de São Paulo completou, no dia 29 de julho, 100 anos. O documento foi emitido pela primeira vez em 1904, com o nome de ‘Ficha Passaporte’ ou ‘Cartão de Identidade’, sendo no início requerido, principalmente, para o uso em viagens.

Nestes 100 anos, o RG sofreu modificações para suprir as exigências de identificação e hoje é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Até 1902, a identificação dos cidadãos era constituída basicamente de fotografia.

A partir de 1904, o processo de identificação passou a basear-se na antropometria, apresentando fotografias de frente e de perfil do identificado e impressões digitais de quatro dedos como elementos secundários. Em 1907, a dactiloscopia passou a ser o processo principal, realizando a coleta das digitais das duas mãos.

O processo de emissão da Carteira de Identidade também modernizou-se. A informatização do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) realizada pela PRODESP – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo -, em 1986, trouxe benefícios ao cidadão, conferindo, por exemplo, maior agilidade na emissão do documento, cujo prazo para entrega caiu de 60 dias para até 72 horas.

Outro avanço na emissão da Carteira de Identidade foi a criação do RG Digitalizado (portaria IIRGD 455/99, publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de novembro de 1999), que pode ser obtido nos Postos Poupatempo São Bernardo do Campo, Itaquera, Guarulhos e Ribeirão Preto. Com o RG Digitalizado diminui-se o risco de falsificação, aumentando a segurança do cidadão. O documento não pode ser plastificado e apresenta fotografia, impressão digital e assinatura escaneadas e impressas a laser.

Atualmente, o Instituto de Identificação emite, por dia, mais de 10 mil Carteiras de Identidade, entre primeiras e segundas vias, sendo a maior parte delas emitidas nos nove Postos Poupatempo instalados no Estado de São Paulo. O cadastro do Instituto de Identificação apresenta mais de 40 milhões de RGs.

Para marcar a data, os Correios lançaram o carimbo comemorativo dos 100 anos de Identificação no Estado de São Paulo, na cerimônia realizada no dia 29 no Instituto. Na ocasião, foi realizada também a abertura da exposição sobre o centenário da Carteira de Identidade no Estado, que irá circular pelos Postos Poupatempo para que possa ser visitada pela população.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

C.C.