São Paulo manda 423 toneladas de donativos para as vítimas do maremoto na Ásia

Vinte e um caminhões saíram do depósito do Fundo Social de Solidariedade com destino ao Porto de Santos e Rio de Janeiro

ter, 11/01/2005 - 12h22 | Do Portal do Governo


Os donativos da população paulista para as vítimas do maremoto na Ásia saíram do depósito do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), no bairro do Jaguaré, Zona Oeste da Capital, nesta terça-feira, dia 11. A saída do comboio de 21 caminhões, transportando 423 toneladas de produtos, entre alimentos, roupas, cobertores, medicamentos e água, foi acompanhada pelo governador Geraldo Alckmin e pela presidente do Fussesp, Lu Alckmin. Os donativos seguem em direção ao Porto de Santos e Rio de Janeiro, de onde serão embarcados para a Indonésia (221 toneladas) e Sri Lanka (202 toneladas), respectivamente.

Este é o segundo carregamento de produtos destinados às vítimas do tsunami (ondas gigantes) que sai de São Paulo. O anterior, com sete toneladas de medicamentos produzidos pela Farmácia para o Remédio Popular (Furp) e doados pelo Governo paulista, deixou a cidade na semana passada.

O governador agradeceu a população pelo gesto de solidariedade. “A campanha começou no Réveillon da Avenida Paulista. As pessoas levaram alimento e roupa”, lembrou.

As doações se estenderam até quinta-feira da semana passada, já que muitas pessoas entraram em contato querendo ajudar. A arrecadação dos donativos foi uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade do Estado e da Defesa Civil, a partir de uma solicitação do Consulado do Sri Lanka.

Além da população da Capital, também contribuíram os municípios de São Caetano do Sul, Santos, Rio Claro, Campinas e São José do Rio Preto.

A Indonésia, um dos países mais atingidos pela tragédia, também solicitou donativos e, nesta terça-feira, os produtos destinados ao País foram entregues oficialmente ao cônsul Paulo Camiz de Fonseca, que acompanhou a saída do comboio. Fonseca informou que o Consulado continuará recebendo donativos da população.

Os parceiros que cederam os caminhões para o transporte dos donativos foram: Perdigão, Braspress, Rápido 900, Granero, Expresso Limeira (Limeira), Transportadora Americana (Americana), Expresso Jundiaí (Jundiaí), Jamef Encomendas Urgentes, 8º Distrito Naval (Almirante Marceliode Castro Pereira), e Comando da Aeronáutica de São Paulo (Brigadeiro Vilarinho). “Foi um conjunto de ações que trouxe esse resultado”, destacou Lu Alckmin.

Ela lembrou que o depósito do Fussesp recebe donativos o ano todo. Tudo o que chega é destinado aos fundos municipais de solidariedade dos 645 municípios do Estado e cerca de 1.900 entidades assistenciais e associações de favelas da Capital.

Toda a ação foi coordenada pela Defesa Civil do Estado, que também contou com parceiros na triagem e empacotamento dos donativos. Entre eles, a Polícia Militar, Forças Armadas, Escoteiros de São Paulo, moradores da região e outros. O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Celso Camargo, informou que cerca de 80 pessoas, na maioria voluntários, trabalharam diariamente no depósito do Fundo Social. “Nos fins de semana, esse número subia para cerca de 120 pessoas”, disse.

A Defesa Civil atua, durante todo o ano, em ações emergenciais, como transbordamento de rios, alagamentos, incêndios em favelas e deslizamentos de encostas. Quando os municípios não conseguem atender imediatamente as vítimas dessas ocorrências, a Defesa Civil do Estado fornece kits de roupas, alimentos, cobertores e produtos de higiene e limpeza. O órgão também atua no monitoramento de áreas de risco.

Cíntia Cury

Leia também: Estado envia 152 toneladas de remédios para vítimas do maremoto na Ásia