São Paulo ganha nova companhia da Rota

Foram entregues 20 viaturas para a corporação

qua, 19/06/2002 - 12h26 | Do Portal do Governo


Os paulistas passam a contar com mais segurança a partir desta quarta-feira, dia 19. O governador Geraldo Alckmin entregou mais uma Companhia da Rota e 20 viaturas para seus policiais.

A 4ª Companhia faz parte do 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar e vai contar com 180 homens que vão atuar na Capital, Região Metropolitana, Litoral e em algumas cidades do Interior que vivam situações especiais, como Campinas. Do total, 115 policiais já receberam treinamento específico e começam a trabalhar de imediato. O efetivo da Rota contava, até hoje, com 672 policiais.

O Comandante-geral da Polícia MIlitar, Alberto Silveira Rodrigues, disse que uma nova Companhia era um sonho antigo de todos os comandantes da PM, para poder intensificar a prevenção e a repressão. O secretário da Segurança Pública, Saulo de Abreu, observou que os policiais paulistas são bem treinados em uma tarefa árdua e dura. ‘São selecionadas pessoas que têm compromisso com a ética’, enfatizou Saulo, acrescentando que o importante não é falar em Rota na rua, mas na Rota protegendo a população. ‘O policial é o único profissional que põe a vida em risco pela população’, completou.

Ao entregar as 20 viaturas do modelo Blazer para a nova Cia., o governador afirmou que a Polícia está recebendo o que há de melhor na indústria nacional em carros e armamentos. ‘Só este ano já foram entregues 1.028 carros para a Polícia Militar e cerca de 1.000 para a Polícia Civil’, destacou ele, lembrando que ainda serão entregues 700 motos para a PM da Capital e Região Metropolitana, onde o trânsito é pior.

Nos últimos sete anos, o Governo do Estado vem investindo na renovação da frota de viaturas, no aumento do efetivo e na aquisição de equipamentos de segurança, como coletes à prova de balas, armas e munições. Aproximadamente um terço da frota policial já foi trocada neste período.

Desde 1995, foram investidos R$ 311,4 milhões na compra de 12.594 veículos, entre carros e motos, além de cinco helicópteros. Deste total, 7.471 carros e 1.042 motocicletas foram entregues para a Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil recebeu 4.076 carros. Todos os helicópteros foram entregues para a PM.

O aumento do efetivo policial também é prioridade. Até o ano de 1995, o Estado de São Paulo tinha 72.993 policiais militares. Hoje, o efetivo da PM é de 84.977 policiais, sendo que 35.352 atuam na Capital, 10.560 na Grande São Paulo e 38.260 no Interior. Além disso, 6 mil jovens estão em treinamento na Polícia Militar para o cargo de Guardas Temporários. Eles vão realizar a partir de julho os trabalhos administrativos da corporação, para liberar os policiais que atualmente fazem este serviço para o patrulhamento das ruas.

Todos os policiais contam hoje com coletes à prova de balas. Os revólveres calibre 38 estão sendo substituídos por pistolas ponto 40, mais possantes e seguras. O Governo do Estado também aplicou R$ 29,5 milhões em munições para as polícias e investiu na aquisição de algemas, capacetes, escudos e cassetetes.

Gláucia Basile / Rogério Vaquero