São Paulo ganha mais duas Delegacias Participativas

Novas unidades foram inauguradas em São Bernardo do Campo

qui, 28/11/2002 - 15h45 | Do Portal do Governo


São Paulo conta com mais duas Delegacias Participativas. As novas unidades foram inauguradas nesta quinta-feira, dia 28, em São Bernardo do Campo, pelo Governo do Estado. O governador Geraldo Alckmin participou da inauguração da Delegacia Participativa do 3º Distrito Policial e o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, participou da entrega da unidade do 1º DP. A proposta do Estado é que estas delegacias tenham um padrão poupatempo de atendimento.

Totalmente informatizadas, essas novas unidades não abrigam mais detentos, possuem entradas distintas para área criminal e social, e acesso especial para portadores de deficiência. O atendimento é feito por estagiários de Serviço Social, treinados pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). O público é atendido mediante senhas eletrônicas, priorizadas de acordo com a emergência.

‘Estamos iniciando um novo modelo na área de segurança pública. Estas delegacias não têm preso, nem carceragem o que evita problemas como superlotação e rebeliões. E tudo isso permite que a polícia dedique mais tempo ao trabalho investigativo’, afirmou Alckmin.

Durante a cerimônia o governador elogiou o trabalho da Polícia de São Paulo ‘Os jornais de hoje estampam o desmantelamento de uma das organizações criminosas. É a Polícia vencendo o crime com inteligência, investigação e ação. Os líderes destas organizações estão presos em penitenciárias de segurança máxima. Esta é uma guerra que temos de vencer uma batalha todo dia. A polícia está motivada e a sociedade tem ajudado cada vez mais, principalmente pelo Disque-Denúncia’, ressaltou o governador.

As Delegacias Participativas fazem parte de um amplo projeto de melhoria da qualidade de atendimento nos DPs. As unidades entregues hoje funcionam nos seguintes endereços:
1º DP – Av. Armando Ítalo Setti, 460, Centro – São Bernardo do Campo-SP
3º DP – Av. João Firmino, 425 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo-SP

Valéria Cintra / Adriana Reis