São Paulo é um espetáculo para quem não vai viajar neste feriado prolongado

Opções culturais vão de concerto infantil a exposições de arte, show e feira de artesanato

qui, 11/10/2001 - 14h36 | Do Portal do Governo

Além de fugir dos congestionamentos nas estradas, quem passar o feriado de 12 de outubro em São Paulo vai ter muitas alternativas culturais para se divertir.

O Centro Velho da cidade será o ‘palco’ de espetáculos, na maioria, gratuitos. Muitos programas devem agradar as crianças.

As opções gratuitas começam pela manhã. Às 10 horas começa a Feira de Artes e Artesanato da Praça Júlio Prestes. Também nesse horário, a Pinacoteca abre suas portas. Lá é possível ver as esculturas do artista francês Rodin e a exposição ‘História em Quadrões’. Uma releitura de pinturas clássicas de artistas como Van Gogh, Renoir, entre outros, com personagens de Maurício de Souza.

No caminho da Júlio Prestes até a Estação da Luz, acontece o Calçadão Cultural, com apresentações de músicos, mímicos e palhaços. Também terá realejo, algodão doce e a Máquina do Tempo, onde pessoas trajando roupas antigas são fotografadas por uma máquina Polaroid. Aproveite para levar as crianças.

Às 11 horas, a Sala São Paulo abre suas portas para o público infanto-juvenil. O concerto ‘Pedro e o Lobo’, de Sergei Prokoffiev, tem duração de uma hora e custa R$ 1,00. Não deixe de observar as características arquitetônicas do prédio.

O hall de entrada, os detalhes e a própria Sala formam um espetáculo à parte. Também nesse horário, uma jardineira antiga faz sua primeira viagem, saindo da Praça Júlio Prestes e percorrendo os prédios históricos restaurados do Centro. O preço é R$ 1,00.

A Galeria de Brinquedo começa ao meio dia, no estacionamento do Complexo Júlio Prestes. A exposição de peças artesanais também tem entrada gratuita.
A novidade deste domingo, é a Praça do Choro, que será inaugurada com o show de Altamiro Carrilho, a lenda viva do chorinho. O espetáculo gratuito começa às 14 horas e vai até 17. Também participam Yamandu Costa, Izaías e seus Chorões.

Tudo isso faz parte do ‘Projeto São Paulo é um Espetáculo‘, da Secretaria Estadual da Cultura. Até dezembro, eventos desse tipo acontecerão todos os domingos, sempre com novas atrações.

Cíntia Cury