São Paulo e Portugal vão assinar acordo de Cooperação Ambiental

Proposta foi feita hoje ao governador Alckmin durante a VI Cimeira Luso Brasileira

seg, 11/11/2002 - 16h12 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo e Portugal deverão firmar, em breve, um acordo de cooperação para troca de informações e experiências nas áreas de saneamento, controle e preservação ambiental.

A proposta desse acordo foi feita ao governador Geraldo Alckmin pelo ministro português das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Isaltino de Morais, em encontro mantido na manhã desta segunda-feira, dia 11, na cidade de Sintra, durante a realização da VI Cimeira Luso Brasileira, que reuniu o presidente Fernando Henrique e o primeiro-ministro José Durão Barroso.

O ministério chefiado por Isaltino Morais foi criado há seis meses e tem a responsabilidade de coordenar as ações de planejamento e cooperação do Governo Português com os 300 municípios, pelos quais se distribuem os 92 mil quilômetros quadrados do país.

O ministro ficou vivamente impressionado com o relato de Alckmin a respeito das ações do Governo paulista nas áreas de saneamento, controle da poluição e tratamento de lixo, e falou das experiências portuguesas, especialmente na questão dos resíduos industriais perigosos. Da troca de informações, surgiu a proposta de um acordo de cooperação, que foi prontamente aceita pelo governador paulista.

Ainda em Sintra, o governador Geraldo Alckmin participou da principal reunião entre o presidente Fernando Henrique e o primeiro-ministro Durão Barroso, acompanhados de seus ministros das Relações Exteriores e outros integrantes dos dois governos.

Encontro com Empresários

Amanhã, terça-feira, Alckmin mantém dois encontros com empresários portugueses. O primeiro, em um café da manhã, reunirá investidores que já têm grandes empreendimentos no Brasil, sobretudo em São Paulo. O segundo, às 15h30, no Centro de Reuniões da Feira Internacional de Lisboa, terá a participação de empresários portugueses dispostos a investir no Brasil e a incrementar as relações comerciais entre os dois países.

Às 22h15, Alckmin retorna a São Paulo, em vôo da Varig, que deverá chegar à Cumbica às 6h30 de quarta-feira, dia 13.

GL