São Paulo e Argélia assinam protocolo de cooperação

Argélia é o primeiro parceiro do Brasil no mundo árabe e o segundo no continente africano

sex, 13/05/2005 - 14h30 | Do Portal do Governo


Os governos de São Paulo e da Argélia assinaram um protocolo de intenções para cooperação nas áreas da educação, tecnologia, agricultura e comercial. O acordo foi firmado nesta sexta-feira, dia 13, durante visita do presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, ao governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com Alckmin, há um vasto campo de trabalho entre o Estado e aquele país, que poderá ampliar muito o comércio exterior. “Temos uma pauta de trabalho de grande benefício para nossas populações”, disse. A Argélia é o primeiro parceiro econômico do Brasil no mundo árabe e o segundo no continente africano.

Nessa cooperação, o governador ressaltou que São Paulo tem agricultura bastante desenvolvida e muita pesquisa nessa área. Já a Argélia tem vasta experiência na questão da exploração do gás, que, inclusive, é importado pelo Brasil.

Alckmin lembrou ainda que está em curso desde ontem um encontro empresarial e comercial, em São Paulo, com participação de empresários árabes e brasileiros.

No protocolo constam itens como:

  • Cooperação tecnológica no setor agroalimentar, com apoio de instituições de pesquisa de São Paulo;
  • Estímulo à distribuição em São Paulo de produtos exportados pela Argélia;
  • Estabelecimento de estratégias conjuntas para o incentivo de investimento em tecnologia e intercâmbio entre as universidades paulistas nos setores médico-hospitalar e odontológico;
  • Estímulo à transferência de tecnologia entre as empresas do parque industrial farmacêutico argelino e as empresas paulistas;
  • Incremento do turismo entre as duas regiões;
  • Incentivo a parcerias industriais e comerciais entre as empresas paulistas e da Argélia; e
  • Atuação conjunta no setor de obras públicas e privadas, pela formação de consórcios bilaterais.

    Cíntia Cury