São Paulo discute ampliação de relações econômicas com Alemanha

Parcerias entre pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs, foi um dos temas abordados

seg, 10/03/2003 - 19h59 | Do Portal do Governo


Alckmin recebe ministro-presidente de Baden-Württemberg: parcerias entre pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs, foi um dos temas abordados

O ministro-presidente do Estado alemão Baden-Württemberg, Erwin Teufel, esteve nesta segunda-feira, dia 10, no Palácio dos Bandeirantes, para conversar com o governador Geraldo Alckmin sobre as possibilidades de uma maior aproximação política e econômica daquela região da Alemanha com o Estado de São Paulo.

Um dos temas abordados foi a parceria entre pequenas e médias empresas alemãs e brasileiras. ‘Temos aqui uma boa base tecnológica e mão-de-obra de boa qualificação e por outro lado existem na Alemanha financiamentos específicos para empresas alemãs que tenham condições de se instalar em países como o Brasil, para exportação a terceiros países’, disse o secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles.

Esse interesse foi manifestado por membros da comitiva que dirigem a Federação das Indústrias daquele Estado alemão, onde cerca de 100 mil empresas de pequeno e médio porte fornecem produtos especializados para o mundo inteiro.

‘Baden-Wüttermberg é um significativo pólo econômico, é o maior exportador da Alemanha. Lá estão instaladas empresas como Daimier-Chrysler, Bosch e Mercedez Benz entre outras, daí a importância dessa visita’, afirmou Meirelles, destacando os vários convênios de cooperação científica entre os dois países, como o Instituto de Tecnologia Brasil-Alemanha, implantado na Universidade de São Paulo.

O Brasil é o principal parceiro da Alemanha na América Latina, nos últimos 30 anos. Estima-se que o total acumulado de investimentos alemães no País ultrapasse os US$ 15 bilhões, especialmente na indústria de transformação.