“São Paulo Competitivo” já traz investimentos importantes para o Estado, diz presidente do Ciesp

Alckmin recebe Cláudio Vaz, que falou dos reflexos positivos das medidas do Estado para melhorar competitividade da indústria paulista

qua, 03/11/2004 - 21h07 | Do Portal do Governo


O presidente eleito do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Cláudio Vaz, esteve nesta quarta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, para apresentar um balanço e os reflexos positivos do programa “São Paulo Competitivo” lançado por Alckmin no dia 21 de setembro.

“Com as medidas anunciadas, investimentos importantes já vieram para o Estado de São Paulo e vários outros estão em fase de maturação”, disse Cláudio Vaz, ao informar que foram discutidos também vários temas correlatos ao programa.

“Temos questões que podem melhorar a competitividade e trazer resultados positivos para a indústria de material de limpeza e indústria do trigo, além dos Arranjos Produtivos Organizados, que podem trazer reflexos importantes em investimentos e emprego”, ressaltou. Otimista, ele acrescentou que quando se lança um pacote de medidas “muita gente duvida de resultados efetivos e temos muitos bons resultados e muito ainda por vir”.

O programa “São Paulo Competitivo” foi lançado com o objetivo de aumentar o poder de competição das empresas paulistas. Ele inclui a redução do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) dos seguintes setores produtivos: autopeças, cosméticos, perfumarias e produtos de higiene; medicamentos, alimentos, vinho, atacadista de couro, instrumentos musicais, brinquedos. Foi criado também o Comitê Paulista de Competitividade. Alckmin assinou ainda medidas que aumentam o prazo de recolhimento de ICMS para as indústrias de máquinas e equipamentos; e a isenção de imposto para incentivar as empresas a se instalarem nos 27 entrepostos aduaneiros do Estado.

Para o governador, o programa visa criar um ambiente bastante propício a novos investimentos geradores de mais emprego, renda e trabalho. Ele envolve várias questões, como educação, pesquisa, meio ambiente, infra-estrutura e logística.