São Paulo comemora os 70 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Um dos momentos mais marcantes, foi o desfile cívico-militar dos veteranos da Revolução

ter, 09/07/2002 - 14h49 | Do Portal do Governo


São Paulo comemorou os 70 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, na manhã desta terça-feira, dia 9, com solenidades no Parque do Ibirapuera, em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista.

A cerimônia teve início com a chegada de um cortejo conduzindo urnas com despojos de veteranos da revolução e que foram trasladados para o mausoléu, onde repousam os combatentes de 32. Depois, com a participação do governador do Estado, foram condecoradas 77 pessoas com a Medalha Constitucionalista.

O momento mais marcante, foi o desfile cívico- militar, com a participação de veteranos da Revolução, integrantes das antigas Força Pública e Guarda Civil de São Paulo, além da Marinha, Aeronáutica e Exército. As Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo apresentaram os seus principais contingentes, como Corpo de Bombeiros, polícias Ambiental e Rodoviária, Batalhão Tobias de Aguiar (Rota), Esquadrão de Bombas, Regimento de Cavalaria 9 de Julho, Batalhão de Polícia de Choque, GOE – Grupo de Operações Especiais, Grupo de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Delegacia Anti-Sequestro e Denarc, entre outros.

Grupos de escoteiros, escolas e entidades da sociedade civil participaram também do desfile, que terminou com revoada de balões e show pirotécnico. No Mausoléu foi celebrada missa para familiares dos heróis de 1932 e ao lado foi montado um Museu da Revolução com fotos e objetos históricos do movimento constitucionalista.

Leia também

  • Saiba o que foi a Revolução Constitucionalista de 1932.
  • Exposição relembra a Revolução de 32.