São Paulo comemora 71 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Cerimônia foi realizada no Parque do Ibirapuera, em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista

qua, 09/07/2003 - 13h09 | Do Portal do Governo


Os paulistas comemoraram na manhã desta quarta-feira, dia 9, os 71 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, no Parque do Ibirapuera, em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do vice Cláudio Lembo e do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro, entre outras autoridades.

A cerimônia começou com a chegada do cortejo conduzindo as urnas com despojos dos heróis que foram levadas ao mausoléu dos combatentes de 32. O governador Alckmin e o secretário Saulo de Castro depositaram flores junto ao túmulo do herói jacente e condecoraram 38 pessoas com a Medalha dos Oficiais Constitucionalistas de 32.

O governador lembra que do ponto de vista militar a revolução não foi vencedora, mas seus objetivos foram alcançados. ‘Tivemos a Assembléia Nacional Constituinte e a Constituição em 1934, o direito do voto da mulher, a Justiça Eleitoral acabando com a corrupção que havia nas eleições e o voto secreto que pôs fim aos ‘currais’ eleitorais. Foi um avanço para o país, que teve sua Constituição e consolidou o processo democrático’.

O momento mais esperado foi o desfile com ex-combatentes e ao fundo o hino da revolução de 32 executado pela banda da Polícia Militar. Para um dos mais animados participantes das comemorações, o soldado da reserva, Felício Spinella Filho, que na época da guerra tinha 14 anos, a participação das mulheres foi fundamental no episódio. ‘Elas mostraram aos homens que o combate era um dever a ser cumprido por São Paulo e pelo Brasil’.

Francisco Manoel Raposo de Almeida que completa 90 anos em outubro e combateu no primeiro batalhão que saiu de São Paulo em direção a fronteira com Minas Gerais acredita que atualmente há uma divulgação maior sobre o que foi Revolução de 32 e recorda com emoção: ‘Foi um orgulho imenso em ter participado da revolução. Mantenho esse ideal para os meus filhos e netos’.

O desfile também foi marcado pela Coluna Romão Gomes, seguido pelo Jeep Clube do Brasil, Marinha, Exército, União dos Escoteiros do Brasil, Guarda Civil Metropolitana, Força Aérea Brasileira (4º Conar), destacamento da Polícia Militar, cadetes da Academia do Barro Branco, Batalhão de Choque, Polícia Ambiental, Grupo TOR, Rota, Gate, Corpo de Bombeiros e carros antigos da década de 30.

A cerimônia foi encerrada com o desfile do Regimento da Polícia Montada 9 de Julho, queima de fogos e um show da cantora Inezita Barroso.

Carlos Prado

Leia mais:

  • Saiba o que foi Revolução Constitucionalista de 1932.