São Paulo busca parcerias entre empresas brasileiras e japonesas para conquistar novos mercados

Objetivo é explorar o potencial das pequenas e médias empresas

ter, 08/06/2004 - 15h41 | Do Portal do Governo

‘Queremos construir uma nova etapa das relações Brasil-Japão por meio de parcerias de pequenas e médias empresas paulistas e japonesas para conquistar terceiros mercados’, afirmou o secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, diante de 150 empresários japoneses reunidos em seminário promovido pela Jetro – Japan External Trade Organization, nesta segunda-feira, dia 7, em Tóquio.

Meirelles acrescentou que o Estado de São Paulo está preparado para receber investimentos e ampliar o comércio exterior com base nas pequenas e médias empresas de ambos os países e dessa forma criar condições para produtos paulistas entrarem em países como a China, Coréia, Taiwan e Singapura. Inversamente, os portos paulistas de Santos e São Sebastião, poderiam ser utilizados para exportações a países da América Latina.

O secretário participa da Missão do Estado de São Paulo no Japão, promovida pela Fiesp e o Governo paulista, com a presença de 40 empresários dos mais diversos setores. Vários eventos estão sendo organizados até a próxima sexta-feira, inclusive 180 rodadas de negociações, que incluem desde software até vestuário e alimentos. A maioria das empresas é de pequeno e médio portes.

Meirelles cumpre uma extensa programação de visitas e contatos com entidades governamentais, empresariais, tradings e empresas de grande porte, como Itochu, Mitsui, Ajinomoto e Honda. No roteiro constam a JBIC – Japan Bank for International Cooperation, a Nippon Keidanren, a Japan Overseas Investment Organization e a Câmara de Comércio Brasileira no Japão, entre outras entidades.

‘O apoio às pequenas e médias empresas é uma decisão do Governo de São Paulo e de entidades empresariais, uma vez que o aumento de emprego e renda é o desafio do Estado de São Paulo e do Brasil para superar a redução de mão-de-obra na grande indústria e das grandes empresas comerciais’, afirmou o secretário.

Para isso é preciso abrir novos mercados. Na sua avaliação, ‘o mercado interno não cresce na medida que precisamos e, portanto, o comércio exterior é fundamental’. O objetivo da missão é criar novas oportunidades, com base em quatro setores – alimentos, indústria têxtil, software e móveis.

Meirelles apresentou aos empresários japoneses algumas marcas importantes do Governo de São Paulo. ‘Temos o maior pomar cítrico do mundo e o maior cultivo de cana-de-açúcar. O suco de laranja foi o primeiro produto da pauta de exportações de São Paulo para o Japão em 2003, contabilizando mais de US$ 76 milhões em embarques’. O álcool, resultante do processamento da cana, é uma alternativa interessante para o transporte moderno adicionada à gasolina ou ao óleo diesel – uma resposta às demandas ambientais do Japão, destacou.

Mostrando a importância de São Paulo no agronegócio, salientou que 70% das exportações bovinas e de açúcar são de São Paulo e que 50% das exportações mundiais de suco de laranja e das exportações brasileiras de café também são de São Paulo.

Em sua palestra, Meirelles destacou a recente sanção pelo governador Geraldo Alckmin da lei de Parceria Público-Privada (PPP), que visa incrementar e dar garantias à iniciativa privada para grandes projetos – especialmente em infra-estrutura.

Acrescentou que o Estado está sistematizando uma política estadual para exportações com a criação do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex). Com as várias medidas já adotadas de apoio às exportações e a competitividade das empresas paulistas, o secretário acredita que São Paulo dobrará o valor dos negócios com o Japão até 2006.

Takao Miyagui