São Paulo 450 Anos: Nossa Caixa promove seminário sobre o nascimento da Capital

Evento está sendo realizado nesta segunda-feira, no Theatro São Pedro

seg, 08/12/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Às vésperas da comemoração dos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo, sete dos mais respeitados historiadores brasileiros estarão reunidos para discutir os múltiplos aspectos que envolvem o surgimento da maior metrópole da América do Sul. Nesta segunda-feira, dia 8, será realizado no Theatro São Pedro o seminário Os Nascimentos de São Paulo, cuja proposta é apresentar uma visão abrangente e multidisciplinar dos eventos relacionados à fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga — a casa jesuítica que se mistura com a origem da cidade de São Paulo.

Do solo onde a metrópole nasceu aos mitos historiográficos forjados para explicá-la; do xamanismo indígena ao misticismo católico; do papel desempenhado por bandeirantes, jesuítas e indígenas às visões propostas pelos historiadores do século XIX, o seminário Os Nascimentos de São Paulo pretende envolver-se na teia de complexidades daquela que já foi chamada de ‘capital geográfica do Brasil’, de ‘Paulicéia Desvairada’, de ‘cidade que não pode parar’.

Aziz Ab’Saber, um dos mais consagrados geógrafos brasileiros de todos os tempos, autor de mais de 300 trabalhos, falará sobre a formação geológica e a geografia do Planalto Paulista, desvendando também a ligação de São Paulo com a Baixada Santista e a Serra do Mar.

O historiador Benedito Prezia, um dos maiores especialistas brasileiros no tema, falará sobre os habitantes originais dos campos de Piratininga, os Tupiniquim, e sua complexa relação com os colonizadores europeus. Tibiriçá, Caiubi, Piquerobi, serão os personagens principais dessa palestra.

Maria Aparecida Lomonaco, historiadora ligada ao Museu Anchieta, falará sobre o papel e os propósitos dos jesuítas, catequisadores dos indígenas e fundadores do colégio que deu origem à cidade.

Manuel da Nóbrega, José de Anchieta, Leonardo Nunes (o ‘padre voador’) e Luís da Grã são os soldados de Cristo convocados para desfilar ao longo da conversa. Maria Aparecida investigará ainda qual o legado arquitetônico deixado pelos jesuítas em São Paulo.

O arquiteto e urbanista Luis Augusto Kehl, autor da bela tese Paupercula Domo (ainda inédita), falará sobre vários aspectos do misticismo cristão que influenciaram os jesuítas na meticulosa escolha das datas e na seleção do local onde decidiram instalar seu colégio.

Lilia Moritz Schwarcz, uma das mais atuantes historiadoras brasileiras da atualidade, falará sobre o papel desempenhado pelos Institutos Históricos e Geográficos (Brasileiro e de São Paulo) e pelo Museu Paulista/Museu do Ipiranga na formulação de teses que acabaram por estabelecer a visão mais freqüentemente aceita pelos livros didáticos e pelo ‘senso comum’ acerca da fundação de São Paulo. Até que ponto tal visão coincide com os efetivos eventos históricos será a indagação abordada por Lilia.

O brilhante historiador Nicolau Sevcenko falará sobre a visão iconoclasta dos modernistas de 1922, analisando de que forma os criadores do Movimento Antropofágico e da Poesia Pau-Brasil se relacionaram com as questões e os personagens ligados à fundação da cidade que eles tanto amaram.

O historiador Hernâni Donato, autor de mais de 20 livros, tradutor de Dante e emérito especialista em história de São Paulo, foi membro da Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, constituída em 1954. Do alto de tal experiência, fará um apanhado da história da cidade, estabelecendo um paralelo entre a comemoração de 1954 e a atual.

O seminário Os Nascimentos de São Paulo foi concebido e será apresentado e coordenado pelo escritor e jornalista Eduardo Bueno. O evento faz parte das ações programadas pela Nossa Caixa — o banco do coração de São Paulo, para celebrar os 450 anos de fundação da cidade. As palestras serão reunidas e publicadas em livro com lançamento previsto para 9 de julho de 2004.

Programação:

Seminário Os Nascimentos de São Paulo
*Inscrições gratuitas por meio do site www.nossacaixa.com.br
link Projeto SP 450 Nossa Caixa o banco do coração de São Paulo

Data: Segunda-feira, 8 de dezembro de 2003
Horário: das 9h às 19h
Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP
Capacidade 650 lugares

Da Assessoria de Imprensa da Nossa Caixa