São Manuel sedia a etapa dos Jogos Regionais dos Idosos – JORIs

Aviso de Pauta - Sexta-Feira - 19 de agosto de 2005

qua, 17/08/2005 - 16h02 | Do Portal do Governo

Os Jogos Regionais dos Idosos – JORI, movimentarão o município de São Manuel, na próxima sexta-feira, dia 19, no Ginásio do Conjunto Poli Esportivo Airton Senna da Silva. Mais do que uma disputa, o evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), tem o objetivo de reintegrar as pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa. Estarão participando da abertura do JORI cerca de 1.850 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 53 municípios das regiões de Itapetininga, Bauru e Marília. A entrevista coletiva com a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, será realizada antes da abertura do evento, às 13h30, no Rotary Clube de São Manuel.

Uma espécie de Olimpíada da Terceira Idade, as competições são realizadas em todo o Estado de São Paulo. No ano passado participaram cerca de 11 mil atletas de mais de 400 municípios, cujas presidentes de Fundos Municipais desenvolvem atividades junto à Terceira Idade.

A cerimônia de abertura vai contar com o desfile de todas as delegações que, vão interpretar o Hino Nacional e apresentar suas respectivas coreografias. A pira olímpica será conduzida e acesa pelo atleta Miguel de Oliveira. O juramento será feito pelo atleta Perseu Gomes Pacheco.

As competições, realizadas em três dias, incluem as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, além dos jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco. A premiação será domingo, dia 21 de agosto. Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga na etapa final, realizada na Praia Grande. Independente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

Os Jogos Regionais do Idoso têm a parceria da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer e o apoio do Banco Nossa Caixa. Participarão da cerimônia, em São Manuel, a presidente do Fussesp, Lu Alckmin; o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; o prefeito de São Manuel, Flávio Roberto Massarelli Silva; a presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Nancy de Fátima Romanholi Silva; um representante do Banco Nossa Caixa, entre outras autoridades.

Novas políticas públicas para idosos

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, é preciso um novo entendimento e comportamento em relação à terceira idade, defende a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin. “Cabe aos governantes a implementação de ações que promovam a reintegração do idoso ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse novo quadro que se apresenta”, afirma.

Neste sentido, os Jogos Regionais do Idoso são reconhecidos como um exemplo a ser seguido. “Ao fazer parte de uma equipe, o indivíduo tem uma nova visão de si mesmo e resgata sua auto-estima, melhorando seu convívio social”, observa a presidente do Fussesp, destacando também a valorização da prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar.

Torcedora entusiasta desses atletas, Lu Alckmin ressalta que, mesmo quando não ganham a disputa, os participantes são vencedores, devido ao espírito fraterno e solidário que o esporte propicia. “A possibilidade da integração e participação do cidadão idoso no processo social valoriza seu potencial e toda a sua experiência de vida, respeitando, acima de tudo, a dignidade do ser humano e o exercício da cidadania”, enfatiza.

Próximos jogos

As próximas etapas serão realizadas: dia 16/09 na Capital reunindo atletas de todas as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade; dia 07/10 em Santa Fé do Sul (regiões de Jales e São José do Rio Preto) e a etapa final na Praia Grande. Em todas as regiões, as competições são realizadas em três dias.
Neste ano, já foram realizadas etapas regionais dos Jogos dos Idosos em São Vicente, Piracicaba, Batatais e Dracena.

COLETIVA : Às 13h30 horas no ROTARY CLUBE SÃO MANUEL
Rua Marcelo Jorge, s/n – Centro

ABERTURA: Às 14h30 no Ginásio do Conjunto Poliesportivo Airton Senna da Silva
Rua Marcelo Jorge, s/n – Centro

Assessoria de Imprensa:
Cristina Macedo / Christiane Rocha / Giovana Pacchioni / Adriana Fares
(11) 2193-8727 / 2193-8505 / 2193-8684 / 2193-8238