São José dos Campos recebe sua primeira Delegacia Participativa

Novo posto policial é um exemplo de prestação de serviços públicos de qualidade

sáb, 15/03/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou na manhã deste sábado, dia 15, em São José dos Campos, a primeira Delegacia Participativa da região, iniciando uma série de entrega de obras e serviços no município. ‘O governo colocou como um de seus princípios, a qualidade da prestação dos serviços públicos e a delegacia participativa é um bom exemplo’, disse Alckmin, ao ressaltar que seus padrões de atendimento são semelhante ao do Poupatempo.

O prédio da Delegacia Participativa pertence ao Estado e a reforma foi realizada pela Prefeitura. Foram efetuadas adaptações necessárias como rampas e sanitários para deficientes, entrada separada para presos, além de pintura e instalações hidráulica e elétrica. Com área construída de 260 m², com salas de Delegado Titular, flagrante, atendimento, espera e Núcleo Jurídico-Social, a delegacia contará com 20 funcionários, mais 20 estagiários, dos quais 8 na área de Direito e 12 na de Serviço Social.

A informatização do DP, juntamente com o serviço de triagem, possibilita a agilização do atendimento. A triagem identifica os casos conforme sua gravidade e encaminha as pessoas aos setores competentes instalados na delegacia (jurídico, social ou policial), reduzindo, assim, o tempo de espera e as filas.

As ocorrências serão registradas direto no sistema computadorizado. Os usuários receberão senha eletrônica para garantir a ordem de chegada. Os estagiários, bem como policiais do DP, foram treinados pela Fundap. A Delegacia atende a aproximadamente 1.500 pessoas mensalmente e emite cerca de 750 boletins de ocorrência por mês. A região de abrangência do distrito tem cerca de 270 mil habitantes.

Macedo Júnior


Leia Também:

  • Estado implanta Delegacia Participativa em São José dos Campos