Santos sedia a VII edição dos Jogos Regionais do Idoso

Participam deste campeonato 2.170 atletas de 51 municípios

seg, 22/03/2004 - 16h27 | Do Portal do Governo


“Cada um de vocês são vencedores, que dão um exemplo de vida para todos nós’, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, ao abrir oficialmente em Santos, na última sexta-feira, dia 19, a oitava edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori).

O objetivo do evento, realizado pelo Fussesp, em parceria com a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, é promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre essa iniciativa. Lu Alckmin ressaltou a importância de prestigiar os idosos, pois são pessoas que já contribuíram com a sociedade e merecem respeito e consideração. ‘Os idosos têm muita garra, energia e vontade de viver’.

Ela destacou também a atuação das primeiras-damas e presidentes dos fundos municipais, que desenvolvem o trabalho com a terceira idade incentivando a prática de esportes.

Nesta oitava edição dos jogos estarão participando 2.170 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 51 municípios das regiões de Santos, da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. A cerimônia de abertura realizada no Clube Internacional de Regatas contou com o desfile de todas as delegações e disputa da prova de coreografia. A pira olímpica foi acesa pela atleta Lúcia Varini Gerevini, 82 anos, e o juramento feito pelo atleta Alberto Fernando de Almeida, de 64 anos.

A primeira-dama do Estado lembrou que o número de participantes tem aumentado a cada ano. ‘No ano passado, mais de 10 mil atletas participaram dos jogos e para esse ano a expectativa é que o número seja bem maior’.

Para Lars Grael, secretário da Juventude, Esporte e Lazer, essas pessoas são um exemplo e mostram que a vida pode ser ativa, inclusive esportivamente. ‘É uma integração importante entre saúde preventiva e ocupação da terceira idade e com um nível técnico muito bom’.

As competições prosseguiram no sábado (20) e domingo (21) com as seguintes modalidades: coreografia, atletismo, natação, voleibol, dança-de-salão, jogos de bocha, malha, buraco, dama, dominó e truco.

Luis Clemente de Souza, 63 anos, atleta da equipe de vôlei de Pindamonhangaba, disse que busca qualidade de vida ao participar dessas competições. Para ele esporte é saúde. Mesmo sentimento de Maria de Lourdes Silveria, de 60 anos, e corredora de Pirapora de Jesus. ‘É a primeira vez que participo e estou me sentindo como uma menina grande’, disse entusiasmada.

Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em junho, no município do Guarujá. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.

O prefeito da cidade anfitriã, Beto Mansur, lembrou que Santos tem um uma característica própria por ser um lugar muito ideal para os idosos. ‘É sempre um incentivo para que todos eles pratiquem atividades esportivas e culturais’

Novidade

Realizados apenas em municípios onde existem Fundo Social de Solidariedade, a partir deste ano os Jori também serão disputados na Capital. ‘A cidade de São Paulo não tem Fundo Social, porém integrantes da terceira idade nos procuraram e a partir deste ano mais de 45 grupos vão participar das competições’, explicou Lu Alckmin.

As próximas competições serão abertas nos dias: 16/4, em Serra Negra (regiões de Boa Vista e Piracicaba), 23/4, em Votuporanga (regiões de Jales e s São José do Rio Preto), 14/5, em Descalvado (regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca), 21/5, em Dois Córregos (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília), 28/5, na Capital (regiões Norte, Sul, Leste e Oeste), e a final em 25/6, no Guarujá.

Carlos Prado