Saneamento: Segunda etapa do Projeto Tietê deve ser concluída em 2005

Carga poluidora do Rio Tietê já foi reduzida em 120 quilômetros e beneficia mais de 70 mil residências

qui, 22/01/2004 - 17h39 | Do Portal do Governo

O Rio Tietê, que corta a Capital Paulista de norte a sul, e um dos protagonistas dos 450 anos da cidade, passa por um rigoroso programa de despoluição: o Projeto Tietê.

Desenvolvido pela Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, o Projeto começou em 1992 e está em sua segunda etapa, que deve ser concluída em 2005.

O plano da empresa para recuperar o principal rio da cidade e seus afluentes é coletar e tratar todo o esgoto gerado na Região Metropolitana de São Paulo, impedindo que o esgoto chegue aos rios e córregos.

Até o momento, o Projeto já fez com que a carga poluidora do rio reduzisse sensivelmente em 120 quilômetros. O objetivo é que até 2005 a situação se repita em mais 40 quilômetros.

O Projeto já beneficiou 71.500 residências com as ligações domiciliares às redes coletoras em toda a cidade. Ao final da segunda etapa serão 290 mil lares ligados as redes de coleta de esgoto.

Coletor-Tronco Ponte Baixa

A Sabesp inicia as obras do coletor-tronco Ponte Baixa, beneficiando os moradores dos bairros da região. A construção desse coletor impedirá que o esgoto continue sendo despejado nos córregos e rios que deságuam no Rio Pinheiros, desviando-o para a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri.

O maior beneficiado é o bairro Jardim São Luiz, atendendo as principais Ruas e Avenidas: Rua Pedro Armânio; Rua Valdomiro dos Santos Pereira; Avenida Raquel de Alves Moreira; Rua Sebastião Muniz de Souza; Rua Professor Antonio Maria Moura e Rua Fontes de Roma.

A obra terá 2,5 quilômetros de extensão e será realizada em pequenos trechos para causar a mínima interferência no dia-a-dia da população.

Coletor-Tronco Socorro

A Sabesp trabalha também nas obras do coletor-tronco Socorro, que desviará o esgoto da região para a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri, com capacidade de 9,5 metros cúbicos por segundo.

Com 1,5 quilômetro de extensão, a obra beneficiará os bairros da região e passará pela Avenida Marginal do Canal do Guarapiranga e pelas Ruas Ptolomeu, Ferreira Viana e Domingos Jorge.

Para esclarecimento de dúvidas ou solicitação de informações, a equipe do Núcleo de Atendimento do Projeto Tietê atende pelo telefone 0800 13 3499, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas e aos sábados, das 9 horas às 12 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

/L.S