Saneamento: Sabesp realiza obras para expandir abastecimento em São Bernardo do Campo

Melhorias devem entrar em operação neste semestre, beneficiando 40 mil pessoas

qua, 30/03/2005 - 15h19 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, realizou ontem obras que permitirão a melhoria do abastecimento de água para os moradores da Vila São Pedro, em São Bernardo.

Em virtude do crescimento rápido e desordenado dessa região nos últimos anos, de sua topografia elevada e da existência de muitas ligações clandestinas, alguns pontos desse setor de abastecimento apresentam intermitência, tornando as redes de distribuição incapazes de comportar a demanda, principalmente nos dias quentes, quando o consumo de água aumenta.

A Sabesp substituiu equipamentos do booster Vila São Pedro – o que aumentará a vazão de água distribuída para o bairro de 140 mil litros de água por hora para 220 mil litros/hora.

Expansão do abastecimento

Além disso, serão executados 2,5 quilômetros de novas redes de distribuição para o reforço do abastecimento da parte alta da região. Estas melhorias devem entrar em operação no primeiro semestre de 2005, beneficiando 40 mil pessoas dos bairros Vila São Pedro, Alto da Bela Vista e parte dos bairros Parque Industrial e Parque São Bernardo.

Há, ainda, um pacote técnico – em fase de conclusão – para a criação de uma nova Estação Elevatória de Bombeamento de Água para atender exclusivamente os pontos altos dos referidos bairros. A previsão de início das obras é para o segundo semestre de 2005 e as melhorias deverão ser percebidas pela população já no próximo verão.

Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)