Saneamento: Sabesp inaugura Estação de Tratamento de Esgoto de Pirapora do Bom Jesus

Será neste sábado, dia 28

sex, 27/08/2004 - 11h06 | Do Portal do Governo

Evento marca a evolução nas condições de saúde e qualidade de vida da população, além de assegurar melhorias no sistema ambiental de toda Grande São Paulo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, inaugura neste sábado, dia 28, a Estação de Tratamento de Esgoto de Pirapora do Bom Jesus, um empreendimento essencial para os processos de melhoria das condições de saúde pública, meio ambiente e qualidade de vida de todas as 15 mil pessoas que vivem e trabalham no município, além de toda a Grande São Paulo.

É importante ressaltar que Pirapora do Bom Jesus é uma das cidades que compõe o circuito turístico-religioso de São Paulo, portanto prover o aprimoramento sanitário permitirá que o município atraia mais turistas e desenvolva seu potencial econômico e comercial.

No sistema que conta, além da Estação de Tratamento de Esgotos, com 3 km de redes coletoras e coletores tronco, duas estações elevatórias, foram investidos cerca de R$ 3 milhões.

Uma das novidades implantadas será a possibilidade do controle a distância da formação das espumas que se formam nas águas do rio Tietê na região de Pirapora. Com a transmissão das imagens em tempo real, o sistema acionará ou intensificará os borrifadores de água que acabam com as espumas.

Não se pode esquecer que a formação das espumas está diretamente relacionada com o lançamento de uma forte carga poluidora nas águas do rio Tietê, proveniente principalmente dos esgotos clandestinos e do lixo urbano, que chegam pelas galerias de pluviais, além dos esgotos de outras cidades que não efetivam a ligação de suas redes de coleta nos interceptores da Sabesp e lançam os esgotos in natura nos afluentes do Tietê.

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)