Saneamento: Sabesp é reconhecida como uma das três melhores do setor no mundo

Avaliação é da Japan Internacional Cooperation Agency

sex, 18/11/2005 - 13h35 | Do Portal do Governo

O Brasil foi escolhido pela JICA por deter o melhor saneamento da América Latina e o terceiro maior do mundo, por meio da Sabesp

Em 2006, a Sabesp completa 30 anos de atividades no município de Franca, que hoje apresenta 100% de atendimento, coleta e tratamento de esgoto. Como prova da excelência do trabalho realizado pela Companhia na região, o município foi escolhido como sede do encerramento do Curso Internacional de Técnicas em Tratamento de Esgoto Doméstico 2005.

Segundo Alfredo José Machado Neto, representando a Reitoria da Unifacef, a Faculdade de Ciências Econômicas, ‘o curso proporciona o contato entre os próprios integrantes das mais diferentes culturas’. Para Machado Neto, os alunos não só adquirem maior conhecimento como também se tornam pessoas melhores.

Representando a JICA – Japan Internacional Cooperation Agency, Augusto Hiromu Emori informou que, além de fazer o investimento, é realizada uma espécie de fiscalização dentro do país de cada participante. A inspeção tem como objetivo verificar se o aprendizado nos cursos foi aplicado dentro do país de origem.

O Brasil foi escolhido pela JICA por deter o melhor saneamento da América Latina e o terceiro maior do mundo, por meio da Sabesp. Além disso, as características sócio-econômicas do Brasil assemelham-se as dos países em desenvolvimento da América Latina e os da África de língua portuguesa. ‘Muitas vezes, as técnicas do Japão não são eficientes em outros países que não têm o mesmo perfil’, justificou Emori.

A principal preocupação agora é com que esses representantes dos outros países, integrantes do curso, implementem essas técnicas transmitidas durante o programa.

Entre os países participantes estavam Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Assessoria de imprensa da Sabesp

J.C.