Saneamento: Sabesp dá início às contratações pelo Global Sourcing

Excelência na qualidade dos serviços

ter, 04/11/2003 - 19h15 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, está adotando novos contratos de manutenção das redes de água e esgotos dentro da abordagem do Global Sourcing.

Com essa nova forma de contratação, a empresa pretende melhorar ainda mais a qualidade de seus serviços (considerando qualidade = satisfação do cliente) e, em médio prazo, reduzir seus custos com manutenção. Os novos contratos marcam uma revolução na prestação de serviços ao cliente e na forma da Sabesp se relacionar com as empresas contratadas.

Em relação aos clientes, a grande novidade está no número de empreiteiras responsáveis pela execução dos serviços. Se antes existia uma contratada para cada tipo de atividade (conserto de vazamento de água; conserto de vazamento de esgotos; reposição asfáltica; ligação de água; ligação de esgotos etc.) a partir de agora cada Unidade de Negócio tem apenas dois consórcios – formados cada qual por duas empreiteiras – responsáveis pela execução de todos esses serviços e que serão avaliadas continuamente, bem como terão um efetivo controle sobre seus custos e desenvolvimento tecnológico.

Além disso, serão realizadas pesquisas interativas com os clientes: tudo para garantir a melhor prestação dos serviços, com agilidade, transparência, qualidade e responsabilidade.

Um novo conceito, com economia e eficiência

Para a Sabesp, primeira do setor público a adotar esta estratégia, atuar sob os conceitos do Global Sourcing é sinônimo de melhoria e evolução. Foram necessárias alterações em diversos processos internos e externos, aproximando a Empresa de seus fornecedores, melhorias tecnológicas, novos cuidados com toda a cadeia logística, treinamentos específicos e vários outros requisitos – abordados integradamente.

Na empresa o programa está abrangendo sete “famílias” de atuação: obras, serviços, materiais de escritório, materiais de produção, vigilância, limpeza e manutenção de rede. Para cada uma destas são estabelecidas estratégias de fornecimento específicas e diferenciadas, buscando integrá-las aos objetivos empresariais. Nesta semana, duas Unidades de Negócio da Sabesp iniciam nesta a implantação do Global Sourcing:

Unidade de Negócio Leste

A Unidade de Negócio Leste da Sabesp será atendida por dois consórcios: EMSA/GÊVA para as áreas das subprefeituras de Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes (zona leste da Capital) mais os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Salesópolis e parte de Mogi das Cruzes; e o consórcio ETESCO/SCAVA que atende as áreas das subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e São Miguel (zona Leste da Capital).

O evento, que marca o início desta nova modalidade de contratação de serviços nesta área, acontece na próxima quinta-feira, dia 6, a partir das 12 horas, à Avenida Brasília, 725 – Vila Amorim, em Suzano. Na ocasião estarão presentes o Presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira; o Diretor da Metropolitana de Distribuição, Sérgio Parreira; o superintendente da Unidade de Negócio Leste, Paulo Borges, entre outras autoridades.

Unidade de Negócio Oeste

A Unidade de Negócio Oeste da Sabesp terá o atendimento também por dois consórcios: o Consórcio Água Total (Engeform e Berton) para as áreas das subprefeituras de Campo Limpo e Butantã e também as prefeituras de Taboão da Serra, Cotia, Vargem Grande e Itapevi; e o Consórcio Qualisan (Saenge e CTL), para as áreas das prefeituras de Osasco, Carapicuiba, Jandira, Barueri, (Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus).

O evento, que marca o início nesta região, será realizado na próxima sexta-feira, dia 7, a partir das 14 horas, na Rua Eliseu de Almeida, 3.307 – Butantã, também com o Presidente, Dalmo Nogueira; o Diretor, Sérgio Parreira e com o superintendente da Unidade de Negócio Oeste, Milton de Oliveira, entre outras autoridades.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp
L.S.