Saneamento: Sabesp conclui diversos trechos de obras do Projeto Tietê em São Paulo e Osasco

Os coletores-tronco são tubulações menores que se conectam as redes coletoras

qui, 05/02/2004 - 21h23 | Do Portal do Governo

Nessa semana, a Sabesp concluiu mais alguns quilômetros de obras do Projeto Tietê, beneficiando alguns bairros de São Paulo e Osasco. Trata-se da construção de pequenas tubulações subterrâneas que encaminharão o esgoto das casas para as Estações de Tratamento de Esgotos. São os chamados coletores-tronco, tubulações instaladas ao lado dos córregos.

Os coletores-tronco são tubulações menores que se conectam as redes coletoras, ligadas nas casas, e encaminham o esgoto em direção aos interceptores: tubulações maiores assentadas ao lado dos rios. Os interceptores, por sua vez, levam o esgoto a uma Estação de Tratamento de Esgotos – ponto final da rede.

Desde 2002, quando começou a segunda etapa do Projeto Tietê, a Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, vem trabalhando para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto. Implantado pela empresa desde 1992, o Projeto Tietê – programa de saneamento para a despoluição do rio Tietê -, tem como objetivo recuperar o principal rio da cidade e seus afluentes, impedindo que o esgoto chegue ao rio.

Até 2005, quando termina a segunda etapa do Projeto, terão sido construídos mais de mil quilômetros de tubulações na Região Metropolitana de São Paulo que se ligarão às cinco Estações de Tratamento: Barueri, Parque Novo Mundo, ABC, São Miguel e Suzano. Essas estações recebem hoje 12 mil litros de esgoto por segundo gerados na Região, mas possuem capacidade para suportar até 18 mil litros de esgoto por segundo.

Obras

Coletor-tronco Aricanduva

Dos 5,35 quilômetros de extensão, 4,48 quilômetros já foram concluídos no coletor-tronco Aricanduva. Faltam apenas pequenos trechos dessa obra para que o coletor seja finalizado. Quando entrar em operação, em 2005, o coletor do Projeto Tietê beneficiará bairros como, Cidade Líder, Aricanduva, Parque do Carmo e São Mateus.

Coletor-tronco Franquinho

O coletor-tronco Franquinho, que passa por ruas como José Giordano e Durande e pela Avenida Águia de Haia, no bairro Arthur Alvim, encaminhará o esgoto da região para a Estação de Tratamento de Esgotos Parque Novo Mundo.

Coletor-tronco Bussocaba

As obras do coletor-tronco Bussocaba estão adiantadas e podem ser finalizadas antes do prazo previsto. Até o momento foram construídos 2,3 quilômetros dos 5,2 quilômetros de extensão desse coletor, que deve entrar em operação no ano que vem.

O esgoto gerado na região será encaminhando para a ETE Barueri, beneficiando os bairros de Osasco, como Presidente Altino, Jardim Agu, Vila Campesina, Cidade de Deus, Jardim Umuarama, Jardim Éster, Jardim Oriental, Jardim Nova América, Bussocaba City, além do centro de Osasco.

Coletor-tronco Ribeirão Vermelho

Dos 12,2 quilômetros de extensão do coletor-tronco Ribeirão Vermelho, 8 quilômetros foram concluídos, cumprindo o cronograma previsto para essa obra até o momento. Esse coletor beneficiará bairros de Osasco e São Paulo, encaminhando o esgoto dessas regiões para a ETE Barueri.

Mais informações e esclarecimentos sobre todas as obras citadas ou para dúvidas e solicitações, a equipe do Núcleo de Atendimento do Projeto Tietê atende pelo telefone 0800 13 3499, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 12h.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/C.A.