Saneamento: Projeto Tietê abre as portas para visita técnica

Serão instalados 33 quilômetros de interceptores ao longo das Marginais Pinheiros e Tietê

ter, 02/03/2004 - 14h42 | Do Portal do Governo

O Programa de saneamento para a despoluição do Rio Tietê (Projeto Tietê), desenvolvido pela Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, é um dos temas do 1.º Congresso Brasileiro de Túneis e Escavações Subterrâneas.

A Sabesp convida os participantes do 1º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas para uma visita técnica, no dia 4 de março, a uma das principais obras do Projeto Tietê, o Interceptor Pinheiros, localizado na Marginal Pinheiros.

Com 28,3 quilômetros de extensão, esse interceptor será responsável pelo envio de grande parte do esgoto gerado na Zona Sul da Região Metropolitana de São Paulo para a Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri.

Os interceptores são as maiores tubulações do Projeto Tietê. Construídas ao lado de grandes rios como o Tietê e os seus principais afluentes, essas tubulações são bastante extensas que se comparam a grandes construções como os túneis viários e o metrô.

Ao total, serão instalados 33 quilômetros de interceptores ao longo das marginais dos Rios Pinheiros e Tietê, que encaminharão todo o esgoto gerado na Região Metropolitana de São Paulo para as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) da Sabesp.

Desde 2002, quando começou a segunda Etapa do Projeto Tietê, a Sabesp vem trabalhando para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto. Implantado pela empresa desde 1992, o Projeto Tietê tem como objetivo recuperar o principal rio da cidade e seus afluentes.

Até 2005, serão construídos mais de 1300 quilômetros de tubulações de esgotos, ligando as casas as ETE’s. Essas obras farão com que o índice de coleta de esgoto na Região Metropolitana passe de 80% para 84% e o de tratamento do esgoto coletado, de 62% para 70%.

1.º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas

Além da visita técnica ao Interceptor Pinheiros, haverá palestras do 1º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas, que abrangem 15 temas importantes para os profissionais que atuam na área de escavação de túneis e estruturas subterrâneas. As palestras ocorrerão até amanhã, dia 3 de março, no Hotel Crowne Plaza. As visitas técnicas estão agendadas para quinta-feira, 4 de março, das 8h30 às 13 horas

Mais informações pelos telefones 5096-3952, 5542 2655 ou pelo email imprensa@projetotiete.com.br

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

L.S.