Saneamento: Parceria entre Sabesp e prefeitura garante melhorias em São Sebastião

nd

sáb, 22/06/2002 - 11h10 | Do Portal do Governo

A Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado, inicia neste sábado, dia 22, as obras de implantação de quatro sistemas de esgotos que irão atender a seis bairros da Costa Sul do município de São Sebastião, no litoral norte paulista.

Com a conclusão das obras, prevista para o final de 2003, será possível estender os serviços de coleta e tratamento de esgotos para cerca de 30 mil pessoas, entre população fixa e flutuante, dos bairros de Maresias, Barra do Una, Engenho, Baleia, Sahy e Paúba. Os investimentos são da ordem de R$ 20 milhões, sendo que 51% deste volume de recursos está sendo aplicada pela Sabesp, enquanto que a contrapartida da Prefeitura de São Sebastião, através de financiamento do Programa Comunitário de Melhorias (PCM), será de 49%.

Na ocasião, a Prefeitura assina contrato para realização das obras sob sua responsabilidade, que deverão ser iniciadas em breve. Além da melhoria da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente, as obras contribuem para o incremento das atividades econômicas, através do incentivo ao turismo e ao comércio.

Obras

O trabalho de parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de São Sebastião envolverá a execução dos seguintes empreendimentos:

Praia de Maresias

Sabesp – Execução de 6.940 metros de rede coletora, 380 ligações domiciliares, 11 estações elevatórias de esgotos completas, 1.790 metros de linhas de recalque e construção de 1 Estação de Tratamento de Esgotos completa
Prefeitura – Execução de 20.250 metros de rede coletora e 1.060 ligações domiciliares.

Praias de Barra do Una e Engenho

Sabesp – Execução de 970 metros de linhas de recalque; construção de 1 Estação de Tratamento de Esgotos completa; fornecimento e montagem de equipamentos para 4 estações elevatórias de esgotos.
Prefeitura – Execução de 11.970 metros de rede coletora e 630 ligações domiciliares; construção de 4 estações elevatórias de esgotos com fornecimento de materiais civis e hidráulicos.

Praias de Baleia e Sahy

Sabesp – Execução de 1.600 metros de linhas de recalque; construção civil de 5 estações elevatórias de esgotos e 1 Estação de Tratamento de Esgotos completa.
Prefeitura – Execução de 8.720 metros de rede coletora e 490 ligações domiciliares; fornecimento e montagem de materiais hidráulicos e equipamentos para 5 estações elevatórias de esgotos.

Praia de Paúba

Sabesp – Execução de 1.290 metros de linhas de recalque; construção de 1 Estação de Tratamento do Esgotos completa.
Prefeitura – Execução de 4.200 metros de rede coletora e 240 ligações domiciliares; construção de 4 estações elevatórias de esgotos completas.

Data: Sábado, dia 22 de junho de 2002
Horário: 11 horas
Local: Praia de Maresias, na Praça Benedito João Tavares, s/nº – São Sebastião-SP
Presenças do presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani, do vice-presidente da Sabesp para o Litoral, Oswaldo Aly, autoridades e líderes da comunidade local.