Saneamento: Cetesb cria Programa de Visita Monitorada aos seus laboratórios

Programa proporciona a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa

qua, 04/06/2003 - 19h00 | Do Portal do Governo

foto: José Jorge O Programa de Visita Monitorada, criado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), proporciona a profissionais da área de meio ambiente e estudantes em geral a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa, tanto na área de fiscalização e controle da poluição como na de pesquisas sobre os efeitos dos poluentes sobre o ecossistema.

‘Quando o assunto tratado é a saúde ambiental, logo pensamos na Cetesb, tida entre os acadêmicos como o maior referencial de monitoramento e metodologia na área’, afirmou o professor Daniel Bicudo Veras, da Faculdade de Medicina do ABC, durante visita à companhia acompanhando alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem.

‘Vivenciar o que foi discutido em aula enriquece muito o conhecimento, os alunos saem radiantes após a visita’, salientou o professor, sugerindo que outros cursos da área médica e paramédica também deveriam incluir a disciplina de Saúde Ambiental em seu currículo, por se tratar de assunto de grande importância.

A gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb, a biomédica Maria Inês Zanoli Sato, ressalta a importância dessas visitas, na sua opinião, todos ganham com o Programa. De um lado, a CETESB que tem a oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos em seus laboratórios. ‘Gerar dados, apesar de parecer fácil, é um trabalho muito complexo, pois os laboratórios têm de estar muito bem estruturados e contar com profissionais de qualidade para dar credibilidade aos dados”, afirmou Maria Inês.

Com essa iniciativa, ganham os alunos de nível superior que têm nessas visitas a oportunidade de tomar conhecimento do que é desenvolvido pela empresa, e também os estudantes de primeiro e segundo graus que vêem despertar o interesse em se desenvolver profissionalmente na área.

As áreas que despertam maior interesse dos visitantes são os laboratórios de microbiologia e parasitologia; físico-químicas; toxicologia e genotoxicidade ambiental; toxicologia humana e saúde ambiental; análises hidrobiológicas; e, também, o Setor de Telemetria onde são aferidos os dados sobre a qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo e de cinco cidades do interior e o Laboratório de Veículos.

Os visitantes que mais procuram conhecer as nossas dependências são alunos de Medicina, Enfermagem, Química, Biologia e de cursos profissionalizantes sobre gestão ambiental e segurança do trabalho.

A aluna do primeiro ano de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC, Janine Kareny Silva, lembrou que “é muito bom discutir a teoria em classe e depois vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos”. Ela só reclama do tempo de visita que “é muito curto’, afirmou.

As visitas têm duração média de três horas, com palestra cujo tema é sugerido pela própria escola. Em seguida, os visitantes assistem a um vídeo institucional que mostram de forma suscinta os trabalhos desenvolvidos pela CETESB e percorrem as áreas para as aulas prática nos laboratórios. Ao final da visita, o grupo recebe um “kit” com material ilustrativo sobre meio ambiente.

As escolas interessadas em programar uma visita à empresa devem ligar para o telefone: 3030-7076. Para melhor aproveitamento, as visitas devem ser organizadas em grupos de, no máximo, 20 pessoas.

Rosely Ferreira
-C.M.-