Saneamento Básico: Sabesp completa 31 anos em novembro

Sabesp surgiu em 1973

qui, 04/11/2004 - 21h01 | Do Portal do Governo

No mês de novembro a Sabesp vai comemorar 31 anos de sua existência. Fato muito importante para toda a população, uma vez que o armazenamento e tratamento da água são imprescindíveis para a sobrevivência do homem.

O primeiro sistema de distribuição de água surgiu há cerca de 4.500 anos. Mas o homem aprendeu a armazenar a água para benefício próprio bem antes.

Os Primórdios usavam Potes de barro não cozidos que surgem por volta de 9.000 a.C. A cerâmica propriamente dita aparece em 7.000 a.C. e passa a ser fundamental para o incremento da capacidade de armazenamento de água

A primeira represa para armazenar água foi construída no Egito em 2900 a.C. pelo faraó Menes para abastecer a capital, Memphis. A primeira represa de pedra foi construída pelos assírios em 1300 a.C.

O primeiro sistema eficiente de distribuição de água surgiu em 2500 a.C. no vale do Indo, na Índia, e abastecia a cidade Mohenjo-daro. Incluía canais para levar a água até as casas e um sistema completo de coleta de esgoto

Já na Era Moderna a primeira usina de dessalinização da água surge no Chile, em Las Salinas, no século 18. O sistema utilizava energia do sol para evaporar e condensar a água. A primeira grande usina é instalada no Kuait, em 1949.

A primeira estação de tratamento da água foi construída em Londres, em 1829, e filtrava a água do rio Tâmisa com areia. A adição de cloro começou a ser feita ainda no século 19, e a de flúor, em 1951.

A Sabesp surge em 1973, a partir da fusão de diversas empresas e autarquias de abastecimento de água e coleta de esgotos de São Paulo.

A água que é consumida em todos os lares atendidos pela Sabesp é captada de mananciais, passando por um rígido processo de tratamento e controle sanitário antes de chegar às residências. Este tratamento é feito com ajuda de tecnologia que a Sabesp faz questão de ter para zelar pela saúde de todo e qualquer cidadão do Estado.

Quando a Sabesp entrega a água tratada nas casas, está garantindo a melhoria de vida de toda a população através de saneamento básico (ou saúde básica).