Saneamento Básico: Lodo de esgoto é usado como adubo no litoral

nd

seg, 05/08/2002 - 17h46 | Do Portal do Governo

A Companhia de Sanemanto Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), está testando no solo do Vale do Ribeira e do Litoral Norte do Estado de São Paulo o lodo proveniente de estações de tratamento de esgotos como adubo no cultivo de bananeira para a produção de banana nanica e de pupunheira para a produção de palmito.

Trata-se do Projeto Uso Agrícola de Biossólido, desenvolvido em parceria com o IAC – Instituto Agrícola de Campinas -, no cultivo da banana na Fazenda Experimental , em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, e de pupunha na Estação Experimental em Ubatuba, no Litoral Norte. O acompanhamento técnico está sendo feito pela Unidade de Negócio da Baixada Santista da Sabesp.

O projeto teve início no final do ano passado, estando ainda na fase inicial da avaliação do desenvolvimento das plantas. Seu objetivo é avaliar a viabilidade da aplicação de biossólidos na agricultura, através das seguintes análises: alterações na fertilidade do solo, a qualidade dos frutos e a produção. Estudos preliminares já apontam para a viabilidade do uso do lodo como adubo.