Saneamento: Aqualog é o novo conceito para saneamento básico e ambiental

Sistema de automação foi desenvolvido pela Sabesp

seg, 09/08/2004 - 14h53 | Do Portal do Governo

Utilizar a tecnologia para obter os melhores resultados é um procedimento básico na maioria das empresas, independentemente de sua área de atuação. Desde 1996, técnicos da Sabesp desenvolvem uma tecnologia de automação de seus sistemas de tratamento de água e esgotos, o Aqualog. Hoje, a tecnologia está presente em 18 municípios da Unidade de Negócios da Sabesp do Vale do Ribeira, permitindo maior eficiência e menores custos operacionais à Empresa.

Nas Estações em que esse sistema de automação foi instalado, percebeu-se significativa redução no consumo de energia elétrica e dos produtos químicos utilizados no processo de tratamento. Com o Aqualog é possível monitorar todas as fases do tratamento de água e esgotos; acionar válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios, entre outros equipamentos.

A Estação de Tratamento de Água de Registro, por exemplo, implantou a tecnologia em 1997, conseguindo uma economia de 27,3% em sulfato de alumínio. Quando a Estação era operada manualmente, o consumo do produto era de 22 gramas por metro cúbico de água; com a automação, o número caiu para 16 gramas.

Segundo o superintendente da Unidade de Negócio do Vale do Ribeira, Oto Elias Pinto, além de toda essa economia, com o Aqualog, essa Estação, que tem capacidade para tratar 240 litros de água por segundo, consegue com precisão assegurar a continuidade do abastecimento e a qualidade da água que é distribuída aos habitantes do município, conseqüentemente, mais saúde e qualidade de vida.

‘O Aqualog é um novo conceito para o saneamento básico e ambiental, que permite a uma melhor utilização de todos os nossos recursos, tanto humanos quanto materiais, resultando na máxima qualidade dos serviços prestados pela Sabesp e também pelas empresas que adquirem a tecnologia’, afirma o superintendente. Hoje, a população de Registro conta com índices de 97% de abastecimento de água; 67% de coleta e 98% de tratamento dos esgotos.

Dado o sucesso da implantação da tecnologia, além da Sabesp, o Aqualog já foi adotado em Sistemas de Abastecimento de empresas de outros Estados, como Goiás, Santa Catarina e Bahia. No tratamento de esgotos, o Aqualog já está sendo aplicado em municípios como Caraguatatuba, Ubatuba, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga e Juquitiba.

O Aqualog é um conjunto de softwares, computadores, controladores lógicos programáveis e periféricos, que permite o controle e o monitoramento, à distância ou no próprio local, dos sistemas produtores de água e de tratamento de esgotos domésticos e/ou industriais.

Vantagens da automação:

– Otimização no consumo de produtos químicos e energia elétrica;
– Melhoria na qualidade da água e dos efluentes;
– Aperfeiçoamento de rotinas de controle;
– Confiabilidade total no sistema e na produtividade;
– Tecnologia e garantia Sabesp;

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.