Saneamento ambiental: Estado inicia mais uma obra da segunda etapa do Projeto Tietê

Coletor-tronco São Luis vai impedir que esgoto de grande parte da zona sul da capital seja despejado nos córregos e rios que desaguam no Tietê

ter, 21/06/2005 - 15h37 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, já iniciou mais uma importante obra da Segunda Etapa do Projeto Tietê – o maior programa de saneamento ambiental do País: o coletor-tronco São Luís.

Com quase dois quilômetros de extensão e com diâmetros que variam de 200 a 800 mm, o coletor-tronco São Luís será responsável pelo encaminhamento de grande parte do esgoto da zona sul da capital para o Interceptor Pinheiros que, por sua vez, levará o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto Barueri, impedindo que sejam despejados nos córregos e rios que deságuam no rio Tietê, proporcionando o aprimoramento das condições gerais de saúde pública e meio ambiente de todo o Estado.

Inicialmente o São Luís irá operar com uma vazão de 53 litros por segundo, mas deve chegar a até 127 litros por segundo de esgotos encaminhados para tratamento e disposição final adequados.

O objetivo da Sabesp é, durante as obras, causar a mínima interferência no cotidiano da população, mas devido ao grande movimento da região afetada pelo empreendimento – um dos principais pólos empresariais de São Paulo – está desenvolvendo um trabalho de comunicação e conscientização para os funcionários do Centro Empresarial e demais usuários da região que compreende as avenidas Maria Coelho Aguiar, Geraldo Fraga de Oliveira, Antônio da Mata Júnior, Nova do Tuparoquera, Arlindo Fraga de Oliveira e suas transversais.

Nesta ação está prevista a produção de informativos e a realização de exposições que demonstrem os objetivos do Projeto Tietê e suas interferências e benefícios no dia-a-dia da sociedade paulista.

A conclusão total das obras do coletor-tronco São Luís está prevista para o ano que vem, sendo que o trecho próximo ao Centro Empresarial deve estar terminado no mês de outubro deste ano.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

C.C.