Sai a lista dos vencedores do 1° Concurso Estadual de Qualidade do Café

Premiação será na tarde desta quinta-feira, dia 5, no Museu do Café do Brasil

qui, 05/12/2002 - 13h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) e a Câmara Setorial do Café de São Paulo realizam nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 16 horas, o evento de entrega do “Prêmio Aldir Alves Teixeira” ao vencedor do 1° Concurso Estadual de Qualidade do Café.

O concurso teve início em agosto deste ano com a escolha de produtores de dez diferentes regiões do Estado de São Paulo. Foram selecionados 75 entre os quase 180 cafeicultores que participaram de disputas regionais, apresentando cafés cereja descascados e cafés naturais, sendo dez o número máximo de produtores escolhidos pelas cooperativas de cada região.

No dia 2, os oito dos melhores especialistas brasileiros de café realizaram, a portas fechadas, na Associação Comercial de Santos, os testes de classificação dos produtos.

No último dia 4, os dez finalistas tiveram os produtos avaliados por representantes das principais torrefadoras do país, que efetuaram lances pela compra do produto. Hoje o Museu do Café do Brasil, em Santos, abre suas portas, para a premiação dos produtores.

Os envelopes com os nomes dos premiados serão abertos pela organização do evento e o produto que tiver recebido o maior lance será o vencedor do concurso. Além de ter o lote arrematado pela torrefadora que efetuou o lance, o produtor receberá o “Prêmio Aldir Alves Teixeira”. Os demais finalistas concorrerão aos Prêmios BMF, Escritório Carvalhaes, Maquinas Pinhalense e Decotrade.

São Paulo produz 12,4% da safra nacional de café

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com uma produção estimada em quase 45 milhões de sacas (de 60 quilos). O Estado de São Paulo responde por 12,4% da safra brasileira ou 5,5 milhões de sacas, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Este primeiro concurso estadual do café faz parte do programa “Melhoria de Qualidade”, que teve início com a campanha “Sabor de Qualidade”, realizada em maio deste ano em alguns restaurantes da cidade. Em junho foi lançado o programa “Selo de Qualidade Produto de São Paulo” , que envolve a certificação de vários produtos agroindustriais, a começar pelo café. Nos meses de setembro e outubro, oito cidades paulistas foram beneficiadas com “Semana de Qualidade do Café”, evento que promoveu degustações de cafés especiais pelo interior do Estado.

Da Secretaria de Agricultura

A.R.