Sabesp: Visitantes poderão conhecer o maior reservatório-túnel de água das Américas

Companhia fará limpeza e abrirá a possibilidade de agendar a visitação do Santa Tereza-Vuturuá

seg, 17/11/2003 - 13h02 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado, irá efetuar a limpeza e desinfecção do reservatório-túnel Santa Tereza-Voturuá. A Empresa abrirá as instalações do reservatório à visitação pública dos dias 20 a 26 deste mês, durante o período de lavagem da câmara Voturuá, em São Vicente.

Os visitantes poderão acompanhar a limpeza e ver de perto o interior do maior reservatório-túnel de água da América Latina, com capacidade para 110 milhões de litros – 55 milhões em cada câmara. O reservatório-túnel é formado por duas câmaras, sendo uma em São Vicente (Morro do Voturuá) e outra em Santos (Morro Santa Therezinha). Com dimensões idênticas – 400 metros de comprimento, 15 metros de largura e 13 metros de altura – estas câmaras são independentes e separadas por uma parede central intitulada tímpano. Elas são ligadas por tubulações, que permitem o remanejamento de água entre os dois lados.

Além de suas dimensões, o reservatório tem outras peculiaridades interessantes. Devido à grande necessidade de reservação de água na região e à pequena disponibilidade de locais adequados para a construção de um reservatório, optou-se por uma solução inédita no Brasil: o armazenamento de água, através de túnel escavado na rocha. Depois de três anos de obras, o túnel-reservatório entrou em funcionamento em novembro de 1981, representando a garantia de abastecimento para a população da região central da Baixada (Santos, São Vicente, Cubatão e parte de Praia Grande).

Outra vantagem é sua localização estratégica, pois se situa na divisa dos dois municípios e a 42 metros do nível do mar, o que possibilita a distribuição de água por gravidade.

LIMPEZA

Para a lavagem, a câmara Voturuá será esvaziada e parte da água será utilizada na limpeza. Assim como deve se fazer na caixa d´água residencial, após a lavagem será feita a desinfecção com cloro. Tudo será feito manualmente, devido à grande dimensão da câmara, que tem a altura de um prédio de cinco andares.

VISITAS

As escolas e instituições interessadas em visitar o maior reservatório-túnel da América Latina devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sabesp, através dos telefones (013) 3201-2655 / 3201-2656 / 3201-2657 ou 3201-2681.
O período de visitação será de 20 a 26 de novembro, sempre das 9h às 11 horas e das 13h30 às 16h30. A entrada do reservatório fica localizada no Horto Municipal de São Vicente (Rua Catalão, s/n, Vila Voturuá).

Os visitantes entrarão sempre em grupos de no máximo vinte pessoas e munidos de equipamentos de segurança (botas e capacetes) fornecidos pela Sabesp.

Os participantes receberão ainda apostilas sobre o reservatório-túnel e sobre o Sistema de Abastecimento de Água da Baixada Santista e também sobre a importância do Uso Racional da Água para a preservação desta riqueza natural, que é finita.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

(AM)