Sabesp: Serviços da Companhia em 107 municípios são certificados pela norma ISO 9000

Sistema de Gestão da Qualidade teve início em 2003

seg, 20/12/2004 - 15h01 | Do Portal do Governo

No último dia 17 de dezembro a Sabesp recebeu a Certificação ISO 9000 para 107 municípios que pertencem à Diretoria de Sistemas Regionais, concedido pela BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda.

O Sistema de Gestão da Qualidade teve início em 2003 e conferiu, inicialmente, o reconhecimento a 22 municípios. Em maio deste ano, o processo estendeu-se a 85 regiões. A previsão para 2005 é ampliar a certificação para os demais municípios atendidos: 330 no total.

O escopo da certificação conquistada abrange os principais processos voltados à satisfação do cliente como captação, produção, reservação, distribuição de água, tratamento, disposição de esgoto, vendas e atendimento ao cliente.

O ponto a ser destacado do sistema de gestão é a garantia de um padrão em toda a base operada. Há de se considerar, também, a garantia alcançada pela certificação, conforme os requisitos das Normas ISO 9000.

O Sistema de Gestão da Qualidade, além de ser reconhecido internacionalmente, demonstra que o produto, serviço ou processo terá sua essência assegurada ao longo do tempo, desde que continuem sendo implementadas melhorias e submetidas a avaliação de auditorias.

O evento de certificação aconteceu no Espaço Pompéia e contou com a presença do presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, diretores, assistentes, superintendentes, gerentes dos municípios certificados, departamentos de Apoio, auditores e consultores Internos, o grupo da qualidade, os responsáveis pelo projeto na diretoria, bem como representantes da GV Consulting (Consultoria).

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)