Sabesp: São José dos Campos atua contra o desperdício de água

População está sendo incentivada a combater o desperdício através da informação e da mudança de alguns hábitos

seg, 02/08/2004 - 20h51 | Do Portal do Governo

A escassez da água há muito deixou de ser uma preocupação de ambientalistas e passou a ser uma realidade de toda a sociedade. Por conta disso, economizar este precioso líquido tornou-se palavra de ordem em todo o mundo. Em São José dos Campos, a população está sendo incentivada a combater o desperdício através da informação e da mudança de alguns hábitos.

‘A Sabesp está atenta à necessidade de se economizar água. Por isso, em todo o Estado adotamos uma política de incentivo ao uso racional, que procura mobilizar a sociedade para mudanças culturais, buscando a conscientização da população, através de programas específicos e permanentes, dentre os quais destaca-se o PURA – Programa de Uso Racional da Água’, comenta Benedito Felipe Oliveira Costa, superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp no Vale do Paraíba.

Além das campanhas publicitárias e das palestras realizadas em escolas, a Unidade de Negócios ministra cursos compactos de pesquisa de vazamento em grandes empresas, como a EMBRAER. De acordo com Costa, a Sabesp tem desenvolvido diversas ações no sentido de reduzir as perdas por causa de vazamentos, dentre elas, a redução no tempo de reparo e o remanejamento de redes antigas de ferro fundido, por redes novas em PVC.

Ainda com relação aos vazamentos, outro fator que deve ser ressaltado é a importância da colaboração da população, que ao encontrar um vazamento nas ruas deve entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico da Sabesp, através do número 195 e fornecer ao atendente o endereço do vazamento. Após o comunicado, uma equipe técnica será destacada para fazer os reparos e sanar o vazamento.

Caso o vazamento seja dentro do imóvel, seu reparo é de total responsabilidade dos proprietários. Quanto mais rápido o conserto for efetuado, menor será o prejuízo, uma vez que um pequeno buraco de 2 milímetros num encanamento desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Com informação e conscientização com relação ao uso racional da água, sem desperdícios, todos teremos a ganhar.