Sabesp: Saneamento básico traz benefícios para São Luiz do Paraitinga

Cidade passará em breve a ter 100% de tratamento dos esgotos coletados

seg, 04/10/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo

A Sabesp, nos municípios em que atua está em constante busca pela ampliação dos índices de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos. Dentre os municípios paulistas que estão se beneficiando com esta política da empresa está São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, que dentro em breve passará a ter 100% de tratamento dos esgotos coletados.

A cidade que já conta com 95% de abastecimento de água recebeu investimentos da ordem de R$ 2,8 milhões, em recursos da própria Sabesp, que estão sendo aplicados na implantação do sistema de esgotamento sanitário do município. Esta obra irá colaborar com a redução dos níveis de poluição hídrica, pois, proporcionará a despoluição do rio Paraitinga, que juntamente com o rio Paraibuna, contribui para a formação do rio Paraíba do Sul.

Para ampliar a quantidade de esgotos tratados, a Sabesp está construindo uma estação de tratamento de esgotos (ETE); mais de 1,6 km de coletores-tronco; seis estações elevatórias de esgotos e uma de lodos. Quando em funcionamento, a ETE terá capacidade para tratar 20 litros de esgotos por segundo e possibilitará que 100% dos esgotos coletados – nos 15,1 km de redes coletoras, às quais se interligam as cerca de 2,3 mil ligações domiciliares de esgotos coletados –, sejam tratados. De acordo com a Sabesp, conclusão destas obras está prevista para o início do ano que vem.

Além dos benefícios diretos à saúde da população e ao meio ambiente, a execução deste empreendimento também foi crucial para que a cidade fosse elevada à categoria de Estância Turística, já que um dos critérios exigidos era a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos. Com o título, São Luiz do Paraitinga passou a receber verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), que está sendo revertida para restaurações do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, fortalecendo assim o turismo e a economia da região.

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)