Sabesp: Programa Uso racional da água, o Pura, entra em nova fase

nd

ter, 20/07/2004 - 7h57 | Do Portal do Governo

Um dos mais significativos projetos sócio-ambientais da Sabesp, o Pura – Programa de Uso Racional da Água, lançado em 1996, entra em nova fase. O objetivo é ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância da água para a vida, por meio da mudança de hábitos que gerem desperdício do produto, através da conscientização e a formação das novas e atuais gerações.

Esta nova etapa trata de um processo de realinhamento e descentralização de atividades e conta com o apoio do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Já se encontra em andamento, com a implantação do Programa nas principais escolas estaduais da Região Metropolitana de São Paulo. A ação está sendo financiada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e incorpora diversas atividades institucionais, educacionais e de engenharia hidráulica e sanitária.

Em um segundo momento, a Secretaria de Planejamento e a Secretaria da Fazenda organizará a adoção do Pura em todas as Secretarias de São Paulo. O foco é a redução do consumo de água nas entidades públicas e, em conseqüência, a redução e otimização das despesas.

Nercy Donini Bonato, Superintendente de Planejamento e Apoio da Diretoria Metropolitana do Estado de São Paulo, cita alguns bons resultados do Programa. Ela conta que no Hospital das Clínicas, o maior da América Latina, com uma população diária de 53 mil pessoas, a redução obtida no consumo após a adoção do Pura foi de 21%. Na Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, a economia chegou a 94%. O Palácio dos Bandeirantes obteve redução de 31%, entre outros exemplos de sucesso.

É interessante saber que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo ideal para uma pessoa é de 100 a 120 litros por dia. Porém, no município de São Paulo, o consumo médio por habitante é de 180 a 200 litros por dia. Isso mostra que é possível economizar, sem prejudicar o conforto e a qualidade de vida – e que só depende da boa vontade de cada um!

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

C.C.