Sabesp: Processo de automação de sistemas de saneamento é referência internacional

Empresa norte-americana vem conhecer de perto o Aqualog, desenvolvido pela Sabesp no Vale do Ribeira

qua, 01/09/2004 - 15h01 | Do Portal do Governo

A executiva Charlotte Hill, presidente da Signet Scientific Company, empresa fabricante de equipamentos com sede na Califórnia, EUA, esteve no Vale do Ribeira, na última segunda-feira, dia 30, para conhecer de perto os sistemas automatizados de tratamento de água e esgotos mantidos na região pela Sabesp – empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado.

A vinda ao Brasil foi conseqüência de apresentação anterior da tecnologia de automação da Sabesp, feita nos EUA, em dezembro de 2002, pelo superintendente da empresa no Vale do Ribeira, engenheiro Oto Elias Pinto.

Acompanhada dos executivos Leonardo Costantini, gerente geral no Brasil do grupo George Fischer, ao qual é ligada aSignet, e Hamilton Luiz Cassola, diretor da Nivetec Instrumentação e Controle, empresa distribuidora de equipamentos, a Charlotte Hill visitou a Estação de Tratamento de Água de Registro e a Estação de Tratamento de Esgotos 2 de Ilha Comprida.

Em Registro, além do sistema automatizado de tratamento de água, Aqualog, a Signet conheceu o laboratório de Controle Sanitário da Sabesp, onde são realizadas, por ano, mais de 196 mil análises laboratoriais de água e esgoto.

O laboratório é responsável pelo controle da qualidade da água distribuída à população nos 23 municípios da região, e pelo acompanhamento dos efluentes devolvidos aos rios e córregos pelos 35 sistemas de tratamento de esgotos operados pela Sabesp no Vale do Ribeira.

Diariamente, são realizadas análises laboratoriais detalhadas de amostras da água produzida, da água coletada em vários pontos da rede de distribuição e de amostras do efluente de esgoto que volta aos rios. O controle sanitário é rigoroso, tem certificação de qualidade segundo padrões internacionais e garante a eficácia dos tratamentos realizados pela Sabesp.

Charlotte Hill elogiou o trabalho da Sabesp, bebeu e aprovou a água que a Sabesp leva às torneiras de 84 mil imóveis da região, fez fotos, anotações, e comprometeu-se a enviar novos equipamentos da Signet Scientific para testes em Registro e na Ilha Comprida.

Desde o início do ano passado, a Signet e a Sabesp mantêm parceria para testes da performance de equipamentos de medição nos sistemas do Vale do Ribeira. Enquanto a Signet busca a aprovação da Sabesp para os seus produtos, a empresa paulista de saneamento objetiva ampliar o leque de opções de equipamentos para utilização em seus sistemas automatizados de saneamento.

No momento, encontram-se em teste na Estação de Tratamento de Água de Registro um medidor de pH (acidez e alcalinidade) e um medidor de vazão fabricados pela Signet.

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)